MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MUITO MAIS DO QUE UM TROFÉU NA ESTANTE...

     
"Não tenha medo de dar o seu melhor naquilo que parecem ser pequenas tarefas. 
De cada vez que conquista uma, fica mais forte.  Se faz os pequenos trabalhos bem, 
os grandes tendem a cuidar de si mesmos."


     Missão cumprida para minha primeira prova de 2012: CORRIDA DOS CARTEIROS (BH), que aconteceu no último sábado (28/01). Viajamos mais ou menos três horas e meia, corremos e enfrentamos mais três horas e meia de estrada.  Como a corrida foi à tarde, não sentimos necessidade de viajar na véspera, mas não dá para negar que esse vai e volta no mesmo dia não seja desgastante. Mas a corrida foi muito boa!!! Já estava com saudades do clima... Minha última participação em corrida foi no início de dezembro, fechando o Circuito Adidas... Pessoas felizes, de todos as idades, cada um com um sonho, um objetivo... 
     Não foi uma prova fácil. Realizada pelo centro de Belo Horizonte, já iniciou com uma leve subida, desgastando-nos um pouco bem no começo, depois, descida, um bom percurso plano e, quase no fim, por volta do oitavo quilômetro, uma subida consideravelmente forte. Sim, bastante forte para mim... Foi difícil, deu vontade de parar... Não tive como não me lembrar de um amigo corredor que sempre diz que precisamos treinar subidas.... E eu treino, apesar de estar um pouco parada... E senti na pele, ou melhor, nas pernas, no coração, no pulmão, o quanto ainda tenho que me preparar para as subidas... Ao fim do morro, esse mesmo amigo, o Zezé, após concluir a corrida dele em fantásticos 38min, foi ao meu encontro e me deu uma energia nova para fechar o último quilômetro. Correu ao meu lado esses últimos mil metros, deixando-me apenas quando o pórtico de chegada estava à vista. E ele voltou para ir ao encontro de mais duas colegas corredoras...Confesso que se não fosse ele, eu teria levado muito mais tempo para terminar a prova... 
     Nesses momentos é que a gente vê como é importante um apoio, uma orientação, uma força para ajudar no nosso psicológico... Infelizmente, faço a maioria de meus treinos sozinha. Por um lado é bom, eu sei, porque na hora do "vamos ver" é sozinhos que ficamos, mesmo tendo um monte de corredores ao lado. Cada um imerso em seus pensamentos, em suas lutas, em seus objetivos... A luta para enfrentarmos cada quilômetro, as dores, a vontade de parar, os medos, é mesmo solitária. Mas ter alguém ao lado de vez em quando, com o mesmo objetivo, ou com maior experiência do que a gente, com certeza é algo que pode, e muito, ajudar-nos. Tenho ouvido muitas orientações de amigos, principalmente agora que sonho com a maratona... Saber ouvir essas vozes, assimilá-las e tentar adaptar à minha realidade é algo que tenho procurado colocar em prática...
     Mas como de loucos todos temos um pouco... Na viagem de volta, os corredores com os quais eu viajei combinavam um corrida para o outro dia pela manhã, numa cidade vizinha: CORRIDA DA ACADEMIA DE DORES DE CAMPOS... Nossa que vontade foi me dando de ir também, ao mesmo tempo que eu pensava: "Você não deve fazer isso, é loucura... Você acabou uma corrida razoavelmente forte para você às 17h, não deve correr outra prova no outro dia cedo"... Mas a vontade foi  crescendo, crescendo e eu acabei dando o meu nome... Às 8h do domingo, partíamos para a outra cidade... E lá fomos nós... Mal sabia que esta prova seria muito mais marcante do que a anterior, pela qual tanto esperei... Juraram-me que era uma corrida tranquila, estrada de terra, nada muito pesado. E eu prometi a mim mesma que eu iria para "brincar" de correr, trotar levezinho, só para participar mesmo... Chegando lá, cidade pequena, poucos corredores, pouquíssimas mulheres e eu ainda pensando em pegar leve... 
     Doce ilusão, clima de prova é clima de prova... De repente, vi-me liderando entre as mulheres por metade da prova... Entretanto, aquele juramento que me fizeram, devem tê-lo feito de dedos cruzados, porque de fácil a prova não tinha nada. Imaginem um tobogã em plena estrada de chão, cheia de curvas e inclinações... Um sobe e desce desgastante... Chegou a um ponto em que precisei mesmo reduzir e acabei ficando em segundo lugar durante a outra metade da prova.... Quando retornávamos, vi que a terceira corredora estava a uma distância razoável de mim, o que me permitiu dar uma maneirada no ritmo, sem, entretanto, perder minha colocação... Mas foi tenso: deu uma bolha no  meu calcanhar, juntou o cansaço da corrida anterior e minha cabeça começou  a me falar: "Você não vai conseguir, você precisa parar".... E ela me repetiu isso por quase toda segunda metade do percurso... Eu procurava resistir e combatê-la, falando para mim mesma que eu conseguiria, mesmo que sem colocação no pódio, o importante era cumprir a prova, que eu não podia desistir... E fui, travando uma batalha com o meu psicológico... "Tico e Teco" brigando para ver quem vencia. Foi impossível não pensar na maratona... Deu aquele medo, sabem, de  enfrentar dores, cansaços, medos, solidão... Deu vontade de chorar, porque eu sei que não será fácil... Se naquela corrida pequena, menos de 10km, eu estava daquele jeito, imaginava como será percorrer os 42km... É preciso muito treino físico e psicológico... Muito mesmo... E segui nessa turbulência interior até que, quase ao fim da prova, aquele mesmo amigo do dia anterior veio ao meu encontro e me acompanhou novamente. E eu dizia para ele que precisava parar e ele dizia que eu conseguiria terminar, que faltava pouco... Ele gritava: "Superação, Lílian, superação!!!" Na verdade, naquele momento, ele foi a minha "cabeça"... Venci a última subida, nos metros finais e consegui fechar a prova... 

Meu amigo Zezé... Só tenho a agradecer....

     Foi loucura, eu sei.... Foi mesmo loucura.... Mas acho que vocês, loucos que correm, conseguem me entender... Não é coisa para se fazer sempre... Mas talvez tenha sido minha melhor experiência, até agora,  sobre o que é sentir o conflito corpo x mente... Ou da mente x corpo... Meu corpo estava cansado e minha mente parecia segui-lo... Se eu a ouvisse, teria caminhado metade da prova.... Mas aí parece que a ordem se inverteu: a mente resolveu tentar vencer o corpo... Estabeleceu-se um embate entre os dois... Acredito que é isso que acontecerá durante a maratona e até mesmo nos treinos para ela... É preciso estar preparada... Claro que treinarei dentro do esperado para os 42km, não farei loucura de correr sem me sentir preparada... Claro que estarei, na medida do possível, descansada para a prova... Tenho orientação sobre alimentação, hidratação, suplementos... Claro que minha cabeça vai sair de casa para correr 42km... Não sei se com vocês é assim, mas parece que a cabeça é programada para a distância do dia: hoje serão 5km ou 10km ou 21km ... Mas acredito que o conflito será inevitável... Temo por ele, confesso... Mas não me paraliso... gosto de desafios... vou tentar... e farei o possível para  conseguir!!!!
     Ontem trouxe para casa meu primeiro troféu: segundo lugar feminino... Poucas mulheres disputando, é verdade, mas este troféu simboliza para mim muito mais do que essa colocação... Simboliza cada corrida que já cumpri, cada treino que já realizei... Cada amigo que já fiz por causa das corridas... Cada gota de suor que procurou refrescar meu corpo em ebulição... Cada dor muscular... Cada quilômetro rodado para chegar até às corridas... Cada centavo gasto em provas, viagens, suplementos, roupas, tênis e demais acessórios... Simboliza o carinho e o apoio do Zezé e de muitas outras pessoas... Simboliza superação: da dor, do cansaço, do pensamento negativo... É o símbolo de minha primeira batalha vencida rumo à maratona de julho... 


"Hoje me sinto mais forte/ mais feliz, quem sabe./ 
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei. / Eu nada sei. 
(...)
Cada um de nós compõe a sua história / 
e cada ser em si carrega o dom de ser capaz/ 
de ser feliz..."






6 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Lílian simplesmente d+++ parabéns pela bela conquista que vc teve neste final de semana continue focada nos treinos que com certeza vc conseguirá muitas vitórias...Parabéns Mineira.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Jorge!!!Você sabe como é: uma luta constante... Adoro suas visitas e seus comentários! Volte sempre!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, diz tudo, tudo que sinto tb quando corro, é muita emoção para caber em tão pouco espaço. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Kátia, a gente que compartilha esse esporte... esse prazer que é a corrida, consegue ler nas palavras dos outros nossas próprias emoções... Sabemos o que é sentir cada detalhe que o outro descreve... Vamos nos preparar bem, amiga, e cruzarmos a chegada da maratona com muita emoção para ser registrada e compartilhada com outras pessoas... Obrigada por mais uma visita, mais este comentário carinhoso!!! Volte sempre!! E... 'bora correr!!!Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Lílian.
    Você sempre muito feliz em suas crônicas.
    Cada corrida tem a sua própria história. É como uma caixa de surpresas com recordações, emoções, dor, superação e muito mais. A cada nova competição, construímos a nossa história e o filme de nossa correria. É a nossa colcha de retalhos sendo costurada ao final destas aventuras. Você consegue nos fazer perceber o que é sofrer e ser feliz ao mesmo tempo. Certamente a maratona que se aproxima, será o seu mais lindo filme , até mesmo inesquecível, da Lílian atleta. O seu texto vem aliviar a minha dor, transformando estes meus dias deserto em competição num sonho por mais algumas passadas em terrenos sólidos. Correr uma maratona não é difícil. Difícil são os treinos para a maratona. Boa sorte e bons treinos!

    ResponderExcluir
  6. Sim, Gedair, cada corrida uma história, e as medalhas acabam simbolizando essas histórias... Fico feliz ao saber que meu texto causa alguma emoção em você... Como eu disse para a Kátia Cristina, as palavras têm o poder de nos fazer experimentar as emoções das outras pessoas... Aguardo ansiosamente pela maratona.... Sei que os treinamentos serão puxados, preciso de disciplina e determinação para enfrentá-los. Geralmente são características que me acompanham, espero que não me abandonem logo agora... Obrigada por mais esta visita, pelo carinho do comentário e tenho certeza de que, logo, logo, você voltará a participar das corridas com a gente. Bjs!!!

    ResponderExcluir