MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O QUE FOI E O QUE SERÁ....

Não importa a distância, quantos metros ou mil metros cada um vai percorrer. 
Importa o que cada centímetro, o que cada passo, o que cada gota de suor 
significam para quem os está experimentando.

Meus primeiros 10km

     Última sexta-feira de janeiro. E assim o ano vai.... apenas começando... Para muitas pessoas que têm férias no verão, como nós que trabalhamos com a educação, o ano só começa mesmo em fevereiro. No primeiro mês do ano, ficamos morcegando, passeando, visitando e recebendo visitas... Curtindo as tão merecidas férias... E assim foi meu janeiro... Descansando corpo e alma para começar o ano com toda força necessária... Na verdade, o corpo descansou mais do que eu pretendia... Foram tombos, feridas e dores que me obrigaram a ir bem mais devagar do que eu imaginava. Mas agora é hora de arregaçar as mangas e "mandar ver" e, para fechar janeiro com chave  de ouro e começar o ano com bastante garra, nada melhor do que estrear nas corridas de 2012. Diferentemente das provas a que estou acostumada que, geralmente, ocorrem nos domingos pela manhã, participarei, amanhã (sábado, 28/01) à tarde, da Corrida dos Carteiros em Belo Horizonte. Já em sua XV edição, é uma corrida sem fins lucrativos, que acontece em 24 estados brasileiros desde 1995. Serão 10km percorrendo o centro da capital mineira - outra novidade para mim, que em Belo Horizonte, até hoje, apenas participei de provas na linda Lagoa da Pampulha. 
     10km... Hoje, essa é uma distância considerada razoavelmente tranquila para mim. Entretanto, não tenho grandes pretensões para esta corrida, pois me recupero de uma dorzinha um tanto quanto incômoda no pé... Vou para me divertir, passear com amigos e fazer novas amizades... E, como disse, inaugurar meu ano de corridas. Ativar a endorfina num corpo que pretende transpirar muito este ano, num cérebro que deseja muitas atitudes acertadas, num coração que anseia por inúmeras situações poéticas... Tudo o que desejo é muito SUOR e muita POESIA, e que eu possa transpô-los para este blog e compartilhá-los com vocês que param alguns minutos de seu dia para ler lembranças, emoções e anseios de uma simples mulher, de uma simples corredora...
     Porém, se 10km consistem hoje num dos treinos mais curtos que costumo fazer, já houve dia em que era a mais longa distância almejada... Volto no tempo quando, como lhes contei na crônica anterior, após festejar minha primeira prova de 5km, comecei a sonhar e me preparar para meus primeiros 10 mil metros.  Prestem atenção: era o dobro daquela minha primeira prova. Significava cumpri-la duas vezes seguidas... Significava esforço dobrado... Significava treinos sérios... Comprometimento.... E se antes eu precisava dar duas voltas e meia no campus da UFJF, agora seriam necessárias cinco voltas... Mas primeiro foram três... vieram as quatro e, enfim, os 10km completos... Como eu me preparei para aquela minha "minimaratona"!!!! Sim, cada distância nova que sonhamos em realizar é uma "minimaratona" que almejamos... É longa e sofrida e desejada... E como eu me preparei para aquela corrida!!! Era a tradicional "Corrida da Fogueira" de Juiz de Fora. Ela acontece em um sábado à noite e naquele sábado de 2010 choveu o dia todo... Mas choveu o dia todo!!! Sabem o que é chover o dia todo? Pois é... E eu fui ficando sem graça, triste, achando que a chuva fosse atrapalhar minha corrida... Eu tinha me preparado tanto... Mal sabia que a corrida na chuva seria tão gostosa... Sim, foi uma corrida debaixo de chuva, chuva fininha... Mas foi uma corrida linda!!! Afinal, foram meus primeiros 10km... Foi minha primeira corrida à noite... Foi minha  primeira corrida na chuva... Foi minha primeira corrida na companhia de alguém que viria a se tornar muito importante em minha vida... E a empolgação que me deu depois? Fui em casa, tomei banho e saí para comemorar aquela "longa" distância com minha amiga-nutricionista Andreia Barros. Não me esqueço de vê-la ali, antes da prova, debaixo de sombrinha, esperando a gente largar... E eu sabia que ela estava ali por minha causa principalmente. E me lembro mais:  de vê-la ainda ali, ainda debaixo de sombrinha, quando retornei me sentindo a pessoa mais vitoriosa do momento... Sabe aquele instante em que a gente começa a ver na pessoa algo mais do que via? Se antes ela era minha nutricionista, a partir daquele dia ela começou a ser minha amiga... Alguém que acreditou em mim, que me orientou, que me ensinou a comer carboidratos antes das provas, a me hidratar adequadamente, a cuidar não só do meu físico, mas também do algo mais que nos compõe além do corpo que corre....
     Espero que meus 10km de amanhã tenham a magia destes primeiros... Que o diferente trajeto, o diferente horário, as diferentes companhias façam dessa distância uma nova corrida, uma nova emoção... Na verdade, sempre é novidade... Sempre é emocionante.... Sempre é estreia.... E será a estreia deste ano.... E a medalha que pretendo trazer para casa amanhã será a chave de abertura de uma porta que se abre para um trajeto longo, bem longo, com muitas corridas pela frente... Sei dos desafios que virão, das dores que sentirei, dos altos e baixos que enfrentarei, do cansaço, dos medos, das ansiedades... Sei também das alegrias, das largadas e chegadas, dos encontros e desencontros, das amizades, das conquistas, das realizações... Um trajeto que, espero, somente se fechará, temporariamente, no dia 31 de dezembro, com a medalha da São Silvestre de 2012.... 

'Bora correr, povo????








6 comentários:

  1. oi Lílian. Aqui estou uma vez mais saboreando suas palavras. Sempre participo deste Circuito dos Carteiros em BH, que aprendi a amar.Início de ano, vá devagar mesmo, você citou contusão que te exige maior concentração. Guarde sua energia pois no final uma boa subida que irá exigir mais. Boa sorte e não se esqueça é treino para maratona da qual você sempre relata. Coincidentemente amanhã também tem início o meu 2012 quando volto a caminhar, 5 km, após a cirurgia. Um Feliz 2012 correndo... vencendo! Parabéns mais uma linda crônica.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gedair!!! Adoro suas visitas e seus comentários!!!! A vida é mesmo feita de recomeços, não é? Que seu 2012 comece então lentamente, voltando aos poucos, recuperando-se gradualmente.... É hora de dar a partida apenas. Com cautela... Assim pretendo fazer... Obrigada pelas dicas para a corrida de amanhã!!!! Volte sempre!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Ué mineira tá reclamando de ficar em casa no mês de Janeiro...rsss...Se trabalha demais o povo reclama se tá de férias reclama também...hehehe...Aproveite...
    Parabéns por mais uma corrida dos Carteiros concluída aqui no Rio quando comecei a correr em 2001 até 2005 tinha esta corrida mas depois nunca mais teve que pena...Fico feliz por ter conseguido colocar o meu letreio luminoso em seu blog...kkk...Ficou showwww...Bons treinios e bom final de semana.
    Bjs

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. E quem disse que eu reclamei, Jorge? Por mim ficaria em casa o ano todo... só correndo por aí.... mas aí não teria grana para minhas corridinhas, não é mesmo? A corrida será hoje à tarde, depois comentarei sobre ela. Quanto ao SEU letreiro, agora ele é MEU também....rsrs... Obrigada pela visita, pelo comentário, pelas dicas!!! Uma ótima recuperação para você e volte sempre!!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Andreia Barros Nutricionista29 de janeiro de 2012 às 16:02

    Olá Lili!!!! Vc me fez retornar no tempo com suas palavras.Aquele dia chuvoso tinha um significado especial para a paciente e para a nutricionista.Foram muitas orientações no pré treino, vc se empanturrando de carboidratos,fazendo reserva de glicogênio,o objetivo era ter gás pra aguentar a prova até o final....e eu não podia perder esse espetáculo,né? Nem a chuva me segurou em casa....Valeu apena ver seus olhinhos brilhando na expectativa da largada e sua satisfação na hora da chegada. Missão cumprida!!! E eu nem te conto como fiquei, foi uma mistura de ansiedade e responsabilidade no cardápio sugerido....Naquele momento eu não estava sugerindo um plano alimentar objetivando o emagrecimento de Lilian, mas sim um cardápio completamente diferente de todos sugeridos durante todo o tratamento! E não é q deu certo!!! Ufaaaa!!! Gente, qdo essa menina completou a prova eu passei a amar e a respeitar ainda mais a nutrição, realmente todo esforço e dedicação é fundamental pra quem deseja alcançar seus objetivos. A prática de qq esporte depende de orientação profissional,treino , dedicação e uma alimentação adequada. Hoje ela ja sabe a lição, antes e após treino é preciso ter uma disciplina alimentar. Antes é fundamental estocar carboidrato e imediatamente após a prova é necessario a reposição de liquidos, eletrolitos e carboidratos.
    Parabéns, minha amiga e paciente LILI!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Andreia, minha querida, foi um dia muito especial mesmo!!! Ansiedades de ambas as partes... É verdade, com esforço, dedicação e orientação são muito importantes! E se foram válidos para os 10km, para os 16km, para os 21km, também serão para os 42km, não é mesmo? Continuo contando com suas orientações. Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário!!! Volte sempre!!!! Bjs!

    ResponderExcluir