MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

sábado, 7 de janeiro de 2012

A DOR E A DELÍCIA DE UM SONHO...


Disse o poeta: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"...
Faço uma pequena alteração: Cada um sabe a dor e  delícia de fazer o que faz...

     Ontem choveu a tarde todinha, à noite, ao deitar, a chuva caía de modo consideravelmente forte e pensei que amanheceria chovendo. Até me deitei com intenção de levantar cedinho e fazer um treino, mas eu tinha certeza de que São Pedro estaria em ação.... Às seis da manhã, o celular desperta... Feliz aquele que inventou a função soneca!!! Foi só ativá-la, virar para o canto e cochilar mais 10min... Pensava: puxa, hj é sábado, vou ficar na cama até o corpo cansar... E a soneca funcionando... Quando ela tocou pela quarta vez, resolvi levantar e olhar o tempo, ainda certa de que estaria chovendo e eu voltaria para a cama. Ledo engano: havia um céu azulzinho lá fora e o sol dando o ar de sua graça... Aí não teve jeito... lembrei-me logo de meus sonhos para 2012, troquei de roupa, fiz uma lanche e... 'bora correr....
     Primeira semana de 2012 no fim, eu que pensava em começar o ano desenfreadamente, fui obrigada a ir devagar, testando o joelho que se recuperava do tombo do último dia 30... Felizmente, pude correr um pouco todos os dias, bem levinho, curtindo mesmo essa primeira semana do ano, em que comecei a planejar e sonhar meu calendário de corridas... Paraty... Meia da Ponte... Golden Four... Floripa... X Terra... Fila Night... Vênus... Garoto.... Athenas... Pampulha... São Silvestre... MARATONA... E hoje quando pensei em ficar na cama mais um pouco, lembrei-me logo disso tudo... e amanhã eu, PROMETO, tiro o dia para descansar, para me energizar para a outra semana...
     Tenho esperanças de um ano cheio de alegrias, de novas amizades, conhecendo novas pessoas, novos lugares... um ano de muita saúde, de trabalho, de dinheiro (para tantas corridas...)... e de muita disposição... E retomo, então, a frase acima: a dor e a delícia de fazer o que faz... Estou consciente de que treinar para uma maratona, não é brincadeira, é estressante, exige dedicação,  equilíbrio psicológico, saúde, tempo... E é interessante como as pessoas manifestam a aspereza desse preparo... Cada um à sua maneira... O amigo Alexandre Gaia diz: "maratona é outro esporte"... O amigo virtual Hugo Junior disse em seu facebook:

"Então você está pensando em correr uma maratona, hein? Não bastam os seus problemas, os seus compromissos, o trabalho, a faculdade, a(o) namorada(o), os filhos, o síndico, o cachorro do vizinho, e você ainda quer correr uma maratona! Vai se esborrachar treinando durante meses, aguentar sol, chuva, vento, frio, calor, dor aqui, dor ali. Nenhum parente ou amigo vai levá-lo a sério, e alguns até ficarão ofendidos quando você recusar um convite porque tem que treinar. O médico vai reprová-lo -  por que você não faz caminhadas, que é muito mais seguro? ... blablablá, ou natação, que é muito mais completo? ... blablablá, blablablá. E quando você finalmente correr o raio da maratona, chegará horas depois do primeiro colocado, rezando para não escorregar naquele tapete de copinhos plásticos e sendo ignorado pelos gatos pingados que sobraram na plateia. Quer saber o que eu penso disso? Ótima ideia!!"

     Sabe o que eu penso disso, Hugo Junior? Fantástica ideia!!! Deixem-nos sofrer e sorrir à nossa maneira!!!
     Outro amigo virtual, Roberto Brunner, também se manifestou na rede social:


"A maratona não são 10, 15 ou 21 km.
A maratona é sempre 42 quilômetros e 195 metros, nem um a mais, nem um a menos.
É a corrida por detrás de todas as corridas.
A rainha das distâncias, o sonho de todo corredor que digne ser um corredor.
Não é uma questão de velocidade, sim de vontade e resistência, e também de estratégia, em que o mínimo erro pode ser o FIM.
Uma corrida contra si mesmo, contra seu corpo, sua mente e sua sombra.
É a prova definitiva do caráter e da virtude.
Vai atravessar em poucas horas, todo o espectro das emoções humanas... ilusão, ansiedade, desespero, medo, dor, raiva, coragem e orgulho!
Não vai ver o muro, porém, mais tarde ou cedo, ele vai estar lá.
É o final perfeito para coroar meses de árduo treinamento e, ao mesmo tempo,
não saber se vai chegar.
Ninguém esquece a primeira maratona, muito menos a segunda, ou a terceira...é uma façanha que vai contar sempre, mas que é só sua, ÚNICA E SEM REPETIÇÃO, porque cada corredor é diferente !!!!"


     Sabe o que eu penso disso, Roberto Brunner? Que eu quero mais é vencer meus medos, minhas ansiedades, minhas ilusões, minhas dores - não apenas as físicas -, minhas raivas... e ter muita coragem e muito orgulho de, pelo menos, tentar enfrentar a "rainha das distâncias"...
     O Dr. Drauzio Varela, numa entrevista sobre maratonas (Revista O2 - nov./2011), disse que correr é algo contra a natureza humana e que, portanto, é difícil, que o primeiro quilômetro é um sofrimento. Perguntaram para ele: "Então o que o senhor ganha passando  pelo "sofrimento" da corrida?" A resposta: "Ah, muita coisa! Tenho 68 anos, não tomo um remédio, não tenho problema nenhum de saúde...". Mas a parte que mais tocou esta sonhadora aqui, e que já citei em outra crônica, mas vale a pena repetir, foi a seguinte:

A maratona tem uma  ligação direta com a vida, com aqueles momentos em que você é obrigado a fazer um esforço para chegar ao fim. Ela dá essa resistência, de você saber que está difícil, mas que vai ter que conseguir de qualquer maneira. A vida é assim: você passa por fases duras, mas persiste porque sabe aonde quer chegar. A maratona também te dá uma sensação de que você pode. Quarenta e dois quilômetros? Quem pode correr isso, pode outras coisas também."  

     E eu ainda quero tanta coisa na minha vida!!! Os depoimentos de dor e sofrimento são muito grandes, bate, sim, um medo na gente. Ontem, minha amiga Kátia Cristina disse que as inscrições para a Maratona do Rio já estão abertas... 08 de julho, data marcada...  Bateu uma sensação estranha de: será que já me inscrevo para me sentir mais motivada ainda? E se me inscrever e não conseguir me preparar, não será mais frustrante? Ah, turbilhões de sentimentos!!! Somos seres frágeis, buscando sonhos árduos... Somos seres fortes, fragilizados pelas emoções... Mas somos, sobretudo, seres desejosos: de vida... de felicidade... de realizações... de amores... Quer saber? Vou fazer sim a inscrição e me dedicar muito!!! Se tiver que ser, será!!!!
    Pois que venham: a segunda semana do ano... a terceira... o próximo mês... e o outro...e o outro... e que julho me encontre preparada, não para uma batalha, mas para mais uma travessia em minha vida...

25 comentários:

  1. Muito legal, adoro seus texto, vou me vendo, Tb na certeza de querer
    Treinar mais, de ter que ter dinheiro para realização de varias corridas em outros estados, conquistar vários novos amigos, me esforçar para novos objetivos, novas metas com novos tempos... meias maratonas.... E quem sabe .... MARATONA!!!!
    Um grande abraço
    Adriana Benda

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriana!!!! Obrigada!!! A ideia é esta msm: que as pessoas possam se identificar com um pouquinho do que eu vivo... que possamos compartilhar sonhos, treinos, corridas... trocar experiências... Obrigada pela visita!!! Volte sempre!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de jogar futebol !
    Comecei a jogar desde criança
    e só parei de jogar com 45 anos.
    Nunca fui um craque, apenas esforçado.
    Depois que parei de jogar futebol,
    passei dois anos sem praticar nenhum
    esporte. Senti muito a falta de exercícios !
    Até que um amigo que estava começando
    correr me convidou para acompanha-lo.
    E assim com 47 anos comecei a correr
    nas ruas, daí pra participar das corridas
    foi um pulo. Com 50 anos completei minha
    primeira das 21 maratonas que participei.
    (42 KM 195 metros) Com 28 anos participando
    de corridas já conheci muito lugares e fiz
    inúmeros amigos. Hoje com meus 76 aninhos
    só estou correndo de meia maratona pra baixo.
    Pra mim é o suficiente para manter minha forma,
    fazer amigos, e viver com alegria.
    Mas eu acho que o corredor só se realiza quando
    ele completa uma maratona ! Eu chorei de emoção quando completei a minha com poucos treinamentos.Depois que sofri pra chegar na primeira ainda participei de mais 20. Em 1989 corri três maratonas no período de três meses.
    Se você pretende completar uma maratona, pense
    na frase do nosso Grande escritor( Paulo Coelho)
    Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo depoimento, Nonô!!!! Obrigada pelo apoio. É disso que nós precisamos, palavras de incentivo, de força, de ânimo!!! Eu vou correr uma maratona, sim. Pode até não ser esta de julho, mas que vou, vou!!! Eu não desisto daquilo que me proponho a fazer!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS
    SEGUIDORES DE SUOR E POESIAS

    A determinação é uma arma poderosa
    para quem quer correr uma maratona.
    Em 1989, minha filha Mônica, com 24
    anos na época, disse-me... Pai... o meu
    maior sonho é completar uma maratona
    ao seu lado, será que eu consigo ?
    Então eu disse pra ela... Filha, você
    tem participado de pequenas corridas
    e não tem feito treinos longos para
    fazer uma avaliação da sua resistência.
    Eu estava treinando para a maratona do Rio
    de 1989 que chegaria no sambódramo.
    Eu falei pra ela... Filha... no final
    da semana eu e alguns amigos faremos
    um treino de 28 km, se você quiser nos
    acompanhar pra você testar suas energias,
    sua força, no final do treino eu te direi
    se você pode participar. Chegamos ao final
    do treino e eu perguntei para ela como ela
    estava se sentindo, ela me disse... Estou ótima
    Aí eu disse pra ela... Vou fazer sua inscrição.
    Fomos para a maratona, ela sempre correndo
    ao meu lado e fazia questão de gritar pra todos
    os participantes... Este é meu Pai !!! Eu me
    sentia super orgulhoso com isso !
    Quando chegamos no km 32 eu senti que ela estava
    bem e eu falei... filha se você estiver bem
    e quiser adiantar para você diminuir o seu tempo se manda e me espera no final.
    Ela se mandou e chegou 5 minutos na minha frente
    ABRAÇOS FRATERNOS A TODOS !
    CLAUDIONOR MATTOS
    NONÔ XAVIER

    ResponderExcluir
  6. Outro relato bonito, Nonô!!! Parabéns!!! Pelas palavras, pela filha e pelo apoio que deu a ela!!! Sejamos, pois, determinados!!!!

    Bjs!!!! Obrigada, novamente!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lílian,
    Sou leitor de suas crônicas em breve deixo um relato do que foi a minha primeira maratona Curitiba 2008.
    Bjs
    gedair reis

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gedair!!! Esperarei pelo relato!!! A experiência dos amigos serve-nos como ensinamento. Obrigada pela visita!!! Volte sempre que desejar!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lílian! Estou adorando os relatos. Percebo que temos sempre algo para aprender nesta vida. É a persistência e a resistência dando força e construindo uma pessoa melhor. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana!!! Que bom vc por aqui!!!! É verdade, o negócio da vida é não desistir. Apesar dos tombos e dos tropeços, temos que nos manter firmes em nossos propósitos, não é msm? Bjs!!! Volte sempre!!! Obrigada pela visita e pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito prazer em conhecer o seu blog. É Lilian, o pessoal fez ótimos comentários sobre a Maratona. Estou reproduzindo parte do que o Roberto Brunner escreveu:

    "A maratona não são 10, 15 ou 21 km.
    A maratona é sempre 42 quilômetros e 195 metros, nem um a mais, nem um a menos.
    É a corrida por detrás de todas as corridas.
    A rainha das distâncias, o sonho de todo corredor que digne ser um corredor".

    Estou com essa distância o tempo todo no pensamento, ora pensando como suportar e digerir os treinamentos, que todos falam que é o pior de todo o processo, até o grande momento. E vou fazer como você, farei logo minha inscrição, para que sirva como estímulo e para gerar um compromisso comigo mesmo. Estaremos juntos lá, com certeza. Nós, que estrearemos na distância, bem que poderíamos alimentar, uns aos outros, de confiança neste período de preparo, para chegarmos mais fortes no grande dia. Lembrando que "a união faz a força". O que acha. Fica aqui meu primeiro comentário no seu blog. Parabéns e um bj grande

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carlinhos Mengão Martins!!!! Seja muito bem-vindo ao meu blog!!!! Que bom que você é mais um sonhador da maratona. Vamos trocar muitas ideias, sim, uns dando força para os outros. Precisamos disso para nos mantermos firmes nesse propósito!!! Deixo meu blog à disposição de todos que quiserem se manifestar, lançar um texto, um desabafo, um relato sobre a maratona ou os treinos, as emoções que estão sentindo. A união faz a força, sim!!! E sonho que se sonha junto é mais fácil de ser realizado!!! Bons treinos, meu novo amigo!!! 'Bora correr!!! Bjs!!!! Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Carlinhos Mengão Martins,
    O desafio da primeira maratona
    começa no pensamento !
    Se o tempo todo você pensa em
    realiza-la, com certeza você
    vai conseguir ! Boa sorte e
    bons treinos !

    Claudionor Mattos
    Nonô Xavier

    ResponderExcluir
  14. É isso, Nonô!!! Pensamento tem força!!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lílian!
    Estou amando suas cronicas e falar de minha 1ª Maratona será uma delicia!
    Acima de tudo havia uma vontade inexplicavel de Correr uma Maratona, viajava nos comentários dos amigos.Treinos com amigos, com feras, longões solitários em que a musica foi minha unica companheira, dicas dos veteranos de enorme importancia,apoio da familia,dores,gelos,mas a vontade estava alí,em cada treino.Chegado o grande dia,pouco falava,oração,e lá vou eu.Fechando os olhos agora me transporto para o percurso,uma mistura de alegria e dor,solitária como nas outras provas,sigo sempre pedindo a Deus que me permita completar. Chega o km30,numa euforia só penso:agora é só 12,11,10km...e lá estava o temido km 38,as dores aumentam, chegam as caimbras e com elas o medo, meu Deus, não me deixe ficar pelo caminho, tão proximo da chegada, 4km,aparece um amigo, um amigo imediato,com as palavras certas: é sua 1ª Maratona?De hoje em diante seus medos, limites, sua vida, nunca mais serão os mesmos...força renovada, vontade ainda maior de chegar, chegar bonito, feliz,sem expressão de sofrimento,e lá estava o tão esperado sonho, alí na última curva, choro solitario, vontade de abraçar a todos, conhecidos ou não, hora de agradecer a Deus e dizer de peito aberto: agora sou uma Maratonista!
    Então querida Lílian bora lá fazer a sua!
    E lembre-se :Se você quer você pode!
    Beijo
    Marlene

    ResponderExcluir
  16. Nossa, Marlene,é emocionante ler relatos assim. Pra gente que ainda vê na maratona um sonho,as histórias de vcs simplesmente nos dão mais forças ainda.... eu que ainda não consegui passar do km 24, fico pensando como será chegar aos 30, aos 32...etc... Temo pelos treinos, mas vou ter forças, com certeza. Tbm quero chegar de peito aberto e me sentir uma maratonista. Parabéns!!! Pelas maratonas, pelas palavras, pelas emoções... emocionei-me com vc!!!

    Volte sempre!!!
    Bjs!!!

    Bora correr???

    ResponderExcluir
  17. Muito emocionante a sua Historia Marlene !
    Só quem já passou por isso pode avaliar !
    A gente sofre pra completar a primeira,
    mas depois, você perde todo o temor.
    Assim foi com a minha filha, depois que
    completou sua primeira maratona.
    Dois meses após já estava correndo a
    sua segunda junto com seu Papai !

    CLAUDIONOR MATTOS
    NONÔ XAVIER

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lílian, como sempre nos brindando com seus lindos texto, né? Sabe, eu também cultivo um sonho, de quem sabe, um dia, como experiência de vida, fazer uma Maratona. Completo agora dia 20, 01 ano como corredora, melhor ir devagar, não é???? Mas, Lílian, quero te dizer que tenho certeza que em julho você vai conquistar seu sonho, porque você tem o perfil para tanto: forte, guerreira e determinada! Vá em frente, amiga, tô torcendo por você! Bj grande,
    Êmele

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito do seu texto, Lílian, vamos nos ajudando nessa árdua empreitada em busca dos primeiros 42km...beijos!

    ResponderExcluir
  20. E você também vai chegar lá Êmele !
    Continue cultivando esse sonho que
    você vai colher os frutos.
    Regue seu sonho com bons treinos.

    CLAUDIONOR MATTOS
    NONÔ XAVIER

    ResponderExcluir
  21. Puxa, gente, estou mt feliz com os comentários de vcs!!! Nonô interagindo com o pessoal!!! Êmele, minha linda, obrigada pela força!!! vc tbm é uma guerreira, com meio ano de corrida já fez a Meia Maratona... logo, logo, estará sonhando com a Maratona tbm!!! Raquel, estamos juntas nessa!!! Vc treina aí, eu treino aqui e estaremos juntas lá!!!! 'Bora correr!!!!

    ResponderExcluir
  22. Raquel, continue com esse pensamento
    que ele vai se materializar e você
    muito breve terá o prazer em dizer...
    Eu sou uma maratonista !!!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lílian, sou eu de novo...rs, no comentário de antes eu estava só fazendo um teste. Como agora já consigo postá-los, bora escrever mais!

    Minha mais nova amiga corredora,
    em 2011,a maratona era o meu maior sonho, fiz tudo certo, desde o início, comecei com a meta na cabeça e vontade nas pernas, fiz a inscrição e tudo o mais, porém, enfrentando alguns exames médicos, descobri que estava meio doente, que meu corpo precisava de cuidados para enfrentar a estrada dos 42...que ele estava pouco disposto, ou melhor, estava em desequilíbrio para o tão sonhado percurso: descobri que sofria de hipotireoidismo, uma doença muito comum às pessoas, mas que interfere diretamente na sua disposição, na energia e no seu psiciológico. Me sentia extremanente cansada todos os dias, sem vontade de treinar, logo eu que sempre amei correr! Sentia uma letargia e não entendia por que. Com isso, veio um aumento de peso, desânimo mental, altos e baixos no temperamento, tinha dias que estava ótima, outros, entrava numa eterna tpm...e olha que nunca fui de ter tpm, sou uma pessoa muito de bem com a vida, mas estava meio mal...Meu corpo estava debilitado, e embora eu tenha insistido alguns meses, vi que não daria para mim, precisava me ajustar, parar um pouco e recuperar a energia, equilibrar as forças e adiar um pouquinho o sonho. Na época, então, alterei minha inscrição de maratona para meia maratona e lá fui eu...Foi mais uma das 8 meias maratonas que já havia completado na cidade maravilhosa, e fiquei feliz com essa tb, não fiz o meu melhor tempo, levei um tombinho no caminho, sendo atropelada por um rapaz que atravessou velozmente na minha frente, fiquei toda ralada...e ainda faltava uns 9km...enfim, mas cheguei. Aí, fiquei na linha de chegada aguardando o pessoal maratonista chegar, foi tão emocionante ver cada um de um jeito, com sorrisos, lágrimas, cansados, não tão cansados, desmaidando...super de pé, homens, mulheres, velhos, novos etc. E fiquei pensando: ano que vem, estarei aqui...nesse pórtico da maratona!
    Enfim, cara amiga, eis-me aqui, comungando com vc as ansiedades e vontades de completar a "rainha das corridas"! Posso dizer que agora minha saúde está mais equilibrada, a mente sã e o corpo na eterna busca...Vou fazer minha inscrição, já! Mas desta vez sem alteração...estaremos lá, vibrando os 42! Hehehe!
    Muitas vezes, em nossas vidas, com tudo o que vivemos, aprendemos que enfrentar determinado problema ou dificuldade não requer força, mas uma espera...Parar tb pode ser enfrentamento, parar é difícil, esperar é difícil... ainda mais em tempos tão globalizantes e rápidos...
    Retomo o que o Dr. Dráuzio disse: "A maratona tem uma ligação direta com a vida, com aqueles momentos em que você é obrigado a fazer um esforço para chegar ao fim."
    Vamos, juntas, vamos, sempre, chegando ao fim e em busca de um recomeço!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  24. Lindo relato, Raquel!!! Se não aconteceu ano passado, é porque não tinha que acontecer. Nós precisamos ter a humildade de saber reconhecer quando não é possível realizar alguma coisa. Você teve esta humildade. Ganhou muito cuidando de sua saúde para estar inteira este ano. Vamos lá buscar nossa maratona! Tenho plena consciência das dificuldades e espero ter a humildade de saber reconhecer, caso seja necessário, que não vai ser possível... Mas sonho não é para ficar apenas no idealismo, sonho é para ser buscado. Vou buscar o meu, vc vai buscar o seu. Tomara que possamos concretizá-los juntas.

    Obrigada pelo depoimento!!! Volter sempre por aqui!!!

    Bjs!!!
    'Bora correr!!!

    ResponderExcluir
  25. Realmente tudo que vc disse aqui vc tem razão, tem aqueles dias que o despertador toca e é na hora mais gostosa do sono, bate aquela preguiça, mas daí pensamos se não levantarmos para treinar iremos sofrer nas competições e não iremos realizar os nossos sonhos quanto ao Hugo que lhe dizer que vc quer correr a Maratona? É o seguinte eu e vários outros corredores já escutamos isso de muitas pessoas, já pensou se eu e outros corredores escutassemos essas pessoas jamais eu saberia se eu iria conseguir correr ou não, então se vc tem um sonho seja pequeno ou grande por mais que seja difícil, lute, persista e siga em frente que vc conseguirá tudo.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir