MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

sábado, 14 de janeiro de 2012

CORRIDA: EU MUDEI POR ESTA PAIXÃO... E VOCÊ?

     "Quando você tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser etapa."

     Não estava inspirada para escrever uma crônica hoje... E, como já mencionei por aqui, só vou me sentar para escrever quando realmente o texto estiver pedindo para sair pelas pontas de meus dedos. Pela manhã, um amigo já havia, inclusive, me "cobrado" uma crônica de sábado. Eu disse que não estava pensando em escrever hoje, e ele ainda me chamou de preguiçosa... Mas não resisti: o texto de abertura da Revista O2 deste mês, do Zé Lúcio Cardim, me inspirou... O assunto: transformação... Meus dedos resolveram implorar por algumas palavras....
     É tão corriqueiro nós falarmos e ouvirmos corredores falarem que a corrida mudou a vida da gente. Eu mesma digo... No entanto, as palavras de Cardim mudaram completamente esse meu pensamento. Não é a corrida que muda a gente, somos nós que mudamos por ela:

[A corrida] estará sempre por ali, esperando que alguém comece a alternar os passos cada vez mais rápido, acelere a respiração e, voilá: eis a corrida. Ela te acompanhará, não importa o quanto você seja rápido, elegante, esguio. Basta estar correndo. Se você preferir, ela será uma parceira dolorosa, fatigante, um calvário. A boa notícia é que você mudará sua vida pela corrida. Porque mesmo nos momentos difíceis - normalmente os primeiros -, de alguma maneira você já descobre que existe uma ligação forte e que deve ser mantida. Como o desabrochar de uma grande paixão. E é quando essa sutil diferença se manifesta: assim como a paixão, a corrida é causa, não agente transformador. A maratona não mudou minha vida, eu mudei pela maratona. E, garanto, vale muito a pena. (Revista O2 - jan./2012)


     É pura verdade isso!!! Nós nos mudamos pela corrida... Prestamos mais atenção na alimentação, em horário de dormir, tornamo-nos mais disciplinados, organizamos treinos, repensamos comportamentos, aprendemos a ouvir os sinais que o corpo nos dá... Nós somos os agentes transformadores da nossa vida... Somos nós que vamos até à corrida, não é ela que vem até nós... Somos nós que, muitas vezes, levantamos cedinho, enquanto as cidades ainda dormem, para correr... Ou que saímos do trabalho e, enquanto muitos só querem ficar em casa descansando, ou bebericando com alguns amigos, calçamos nossos tênis e saímos cantarolando e felizes pelas ruas e parques afora... Somos nós que abrimos mão, de vez em quando, de uma festa, de uma noitada, por uma corrida no domingo de manhã... Somos nós que investimos em acessórios, suplementos, para cuidar do nosso corpo a fim de não sofremos com a corrida... Somos nós que buscamos a satisfação que ela nos traz... Somos nós, meus amigos...  
     Já ouvi muitas pessoas falando que não entendem qual a graça de sair por aí correndo... ou outras que falaram que até começaram a correr, mas não se sentiram envolvidas de verdade... Agora penso que essas pessoas não viram na corrida essa "aura" que vemos, porque elas esperavam que a satisfação viesse da corrida para elas, ou seja de fora para dentro... e não se dispuseram a ir, realmente, ao encontro dela... Não se dispuseram a ultrapassar os primeiros sinais de dor... Não se dispuseram a ser um pouquinho mais disciplinadas na vida... Não se dispuseram a mudar, a experimentar a transformação que o dia a dia nos oferece... Não se dispuseram a sair do conforto e, assim, continuam sem saber como poderiam ser mais resistentes, capazes de ir mais adiante, sentirem-se mais autoconfiantes...
     E o que dizer, então, da maratona? Eu e alguns de vocês, meus leitores, e inúmeras pessoas pelo mundo afora, estamos sentindo na pele a necessidade de mudar algo no dia a dia, nos treinos, na alimentação, em qualquer aspecto da vida, para nos prepararmos para a maratona... Até escritora de blog eu virei, diante da vontade de transformar em algo concreto - meus textos - as emoções de uma corredora apaixonada e sonhadora...  Quantos conselhos, orientações, leituras buscamos a fim de nos preparamos, ou seja, de nos transformarmos mais um pouquinho, para a maratona!!!
     A verdade é que vivemos uma metamorfose constante, em busca de nos aperfeiçoarmos, não para as medalhas e pódios e tempos superados, mas para nos sentirmos mais realizados, mais capazes como seres humanos, mais felizes pelas conquistas diárias.... No momento, minha lagarta interior se prepara para abrir suas asas na linha de chegada da Maratona do Rio, dia 08 de julho... E espero que ela se transforme em uma borboleta linda, colorida, bailando levemente pelo ar... Do mesmo modo como ela fez - e fará várias vezes, ainda, até a maratona - a cada corrida e treino realizados.... E sei que logo em seguida, ela voltará à sua condição de lagarta, para se preparar para outras muitas e constantes metamorfoses...


4 comentários:

  1. Amiga corredora Lílian,
    que lindo...gostei muito do seu texto, em especial a metáfora que vc criou da lagarta, da borboleta, da linha de chegada da maratona, perfeita... É isso, mesmo! Hj saí para treinar e estava um calor,um sol! Já era 09:30h, foi cansativo...fiquei exaurida e olha que só fiz 11km, mas estava dolorida dos treinos da semana, mas, voltei pra casa feliz por ter cumprido a meta, seguindo a minha planilha à risca...rs. Durante todo o treino eu pensava exatamente isso: que mudamos por causa da corrida, nos transformando a cada dia...em borboletas lindas! sejam elas azuis, amarelas, rosas, multicoloridas. Eita, mas essa linha de chegada vai estar linda, heim!?
    Boa semana! Bons treinos! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel!!!! Que bom que vc esteve de volta aqui, fico feliz pelas visitas, pelos comentários e, principalmente, por saber que vc gostou do texto!!! Mas somos mesmo lagartas e borboletas, de modo pendular: a cada meta alcançada, voamos como lindas borboletas; a cada novo objetivo traçado, voltamos à condição de lagarta, preparando-nos para abrir as asas novamente!!! E que continuemos nossa mudança a fim de alcançar nosso voo mais lindo no Rio!!! Bjs!!! Volte sempre!!!

    'Bora correr???

    ResponderExcluir
  3. Amigas, bom dia. Estarei lá na maratona esperando por vocês.
    Uma maratona é muito mais do que sonho, é a concretização.
    Continuem seguindo a risca a planilha, até mesmo o descanso faz parte dos treinos, certamente o Rio estará muito mais colorido.
    Lá poderei ver a alegria de vocês vencendo mais uma etapa, e certamente vou vibrar com vocês... correr é muito bom... correr no Rio de Janeiro é Maravilhoso, é muito melhor. bjs e bons treinos
    gedair reis maratonista

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Gedair, pela visita, pelo comentário e pela força!!!! Tenho certeza de que vc estará lá, sim, prestigiando-nos!!!E que venha a maratona!!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir