MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

E AGORA, LÍLIAN? A DOR E A DELÍCIA DE UM SONHO - PARTE 2


     É.... e não é que eu me inscrevi ontem para a minha tão desejada MARATONA 2012? Ela só acontecerá em julho, mas resolvi fazer logo a inscrição por dois motivos: primeiro, porque antes, assim, as inscrições costumam ser mais baratas, e para a gente que precisa viajar para ir até às corridas, outras despesas vão se somando à da inscrição... Segundo, porque me servirá de incentivo maior ainda para me preparar. É como se, agora, saísse da idealização para se tornar um compromisso comigo mesma. E fica aquela sensação: "E agora, José?"... E agora, Lílian? Agora? Agora é hora de concentração, disciplina nos treinos, descansos adequados, alimentação na medida certa, suplementos, musculação para fortalecimento... Já procuro fazer isso tudo no meu dia a dia, mas tendo um novo incentivo, os hábitos são reforçados...
     Quando idealizei este blog, pensava em fazer dele uma espécie de "caderno" de anotações sobre a experiência de ser uma corredora e sobre esse projeto de correr minha primeira maratona, somados às multifacetadas emoções de uma mulher sonhadora. Quero manter-me firme nesse propósito e tenho sentido que isso acontecerá. Estou recebendo um carinho muito grande de alguns de meus leitores-amigos, a maioria deles composta também de corredores. Alguns, como eu, que se empenharão na conquista dos primeiros 42km... outros que já passaram pela experiência e nos incentivam a lutar para experimentá-la também.
     Como recebi comentários na crônica anterior!!! Nonô Xavier, um senhor que já correu 21 maratonas e que contou sobre a sua e a experiência da filha... e, tão delicadamente, deixa recados para os outros vistantes do blog... Marlene Alves, que relatou de modo emocionante sua primeira "rainha das distâncias"... Jorge Cerqueira, ultramaratonista que dedica um tempo de seu dia para me dar conselhos e ensinamentos... Raquel Pinheiro, amiga-sonhadora, com a qual espero compartilhar a realização deste sonho... Carlinhos Mengão Martins, amigo virtual, ao qual desejo melhoras no joelho para estarmos também juntos nesta empreitada... Êmele Araújo, Adriana Benda, leitoras carinhosas de meus textos, corredoras apaixonadas e apaixonantes... Ana Paula Ferreira, amiga daquelas que estão presentes quando mais precisamos.... Obrigada a todos vcs pela força, pela leitura, pelos comentários, pela troca de experiências e de sonhos!!! Obrigada a todos os leitores de meus textos, que os curtem e/ou compartilham no facebook... Obrigada aos que leem anonimamente... Obrigada... Obrigada...
     Esta crônica de hoje, eu a dedico a outro leitor assíduo, corredor empenhado, focado em seus objetivos e fiel à paixão pela corrida: Gedair Reis. Enquanto estas palavras vão se somando diante de meus olhos na tela do computador, ele passa por uma cirurgia no joelho... Nossa máquina corporal é frágil e estamos todos sujeitos a variados tipos de lesão... Muitos de vocês já passaram por uma ou já sentiram algum incômodo menor e sabem o que é sentir vontade de correr e ter que ficar de repouso... sabem o que é ter o corpo gritando por endorfina e ter que se recolher ao descanso forçado... sabem o que é a abstinência deste vício gostoso que nos domina a todos os corredores... Ele também me deixou seu relato sobre a primeira maratona de sua vida. Compartilho com vocês alguns trechos:

(...) Aos 53 anos criei coragem para encarar a tão sonhada maratona. E foi uma decisão com temor. Voltávamos das 10 milhas da Garoto, assunto: maratonas. Guilherme Ronzani foi o meu maior incentivador. Guardo suas palavras com muito carinho no Registro Automático da Memória. Após a decisão, inicio os treinos, com orientação do Marquinhos (hoje na SEL-PJF). Tiros de 1000, 2000, 3000 metros e treinos mais longos. Já começamos com 25 km, afinal foram 12 meias maratonas e a 13º já estava no calendário. Após alguns treinos de 25-28 km, entramos na casa dos 30 a 36 km. Confesso que deu vontade de desistir, dizem que o pior de uma maratona são os treinos. E estou de acordo, pois as corridas e estes treinos servem como o vestibular  para a maratona. Foram 2 treinos de 36 km, e sempre encontrei com os “loucos” que nos acompanham. Wander Garbéro trabalhou meu lado psicológico, transformou meu longo em longuinho.
Xande, outro que dispensa comentários, alegria total... Ele tem fôlego para correr e para um bom papo. Gerson, um treino com ele, quantas dicas!!! Deixo uma para vocês: o famoso muro dos 37 km não existe. “Você se preparou para correr a 4’40/km, vá lá e consegue, o muro só vai te pegar se você tentar ir para 4’30/km”. Concluindo: corra dentro do esperado, dentro do treinado.
 A minha Maratona:
Comecei a 4’45/km e cheguei a 4’31/km. Nos últimos 5 km, a 4’41/km. Excelente tempo final: 3h18min. Quando avistei a marca de 40 km, moçada, deu-me uma vontade de chorar!!!. A certeza de que “vou conseguir”... Colegas passando e puxando : "Vamos!!!!!! Estamos quase!!!!!!" Como é engraçado, um monte de atletas querendo vencer e incentivam o “adversário” a continuar correndo. Ultrapasso o km 41.... Arquibancada cheia, isso mesmo: cheia! Passou um filme na minha mente: treinos, família, amigos, treinador, trabalho.. lágrimas... etc.. etc... Última reta,    42 km... Abro os braços, agradeço ao Pai, grito: Obrigado, Senhor!!! Recebo aplausos... Vou ao público, também grito: Obrigado, Curitiba!!! Mais aplausos... Aviãozinho pra lá... Pra cá... Até alcançar o tapete da vitória, da consagração. Aquela emoção, tenho a certeza que vocês também irão sentir... É uma emoção diferente... Inesquecível mesmo!... Os treinos são cansativos, mas é de suma importância para se tornar um MARATONISTA. Encontro com vocês na Maratona do Rio, independente de minha condição física. Se correr, vou com o grupo sub 5h. Se não correr... estarei na arquibancada esperando por vocês, levando a todos o meu fraterno abraço. Amo correr, e parafraseando o amigo Néio: "Correr é minha Alma"!

Está se transformando em minha alma também, meus amigos!!! Espero que todos nós tenhamos sabedoria para saber respeitar os limites de nosso corpo a fim de que possamos usufruir de tudo o que ele pode nos proporcionar por muito tempo ainda... Bons treinos a todos!!!!!

12 comentários:

  1. Sua Linda... Nessa eu não vou estar com vc fisicamente, mas, estarei com o meu coração ao seu lado... Espero registrar esse seu momento se não me emocionar muito, né?
    Na ultima Maratona do Rio, cada querido que cruzava a linha de chegada eu chorava junto com eles... Estarei na primeira fileira torcendo pelo realização desse sonho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Dona Moça!!! Obrigada!!! Tenho certeza de que vc estará lá, emocionada, sim... pensando que logo vc experimentará a msm emoção!!!! E aí, eu estarei lá para te abraçar e fotografar!!! BJS!!!!

      'Bora correr!!!

      Excluir
    2. Sua Linda... Eu até pretendo fazer uma Maratona um dia, só que não agora... só daqui a uns 10 longos anos... Muita coisa para viver na corrida ainda e muita coisa para aprender... Por enquanto vou apenas curtir a alegria de vcs... Bjks

      Dona Moça...

      Excluir
    3. É claro, Dona Moça!!! A corrida é msm para ser curtida, degustada, saboareada... Qdo chegar o momento, vc saberá!!!! Bjs!!!!

      Excluir
  2. Lilian, me emocionei com o relato do amigo Gedair e vc. Me deu frio
    Na barriga com sua inscrição Rsrsrs eu vou esperar ansiosa o relato de seus treinos longos, suas dicas e se Deus quiser ano que vem tomo coragem e faço minha primeira maratona, desejo muita boa sorte e perseverança para vc!!!!!
    Bjo grande
    Adriana Benda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala em frio na barriga, Adriana!!!! rsrs... nem fala...rsrs... Obrigada!!! Vou contando de forma bem leve aqui, ok? E anima, sim, é uma experiência que temos que viver!!! Obrigada por mais uma visita e mais este carinho!!! Volte sempre!!! Bjos!!!

      'Bora correr!!!

      Excluir
  3. Lílian viu tudo isso é o que as corridas nos proporciona, to gostando de ver vc focada tantos nos treinos como aqui no blog, parabéns menina é isso ae e finalmente vou te conhecer aqui no Rio seja bem vinda várias vezes ao Rio, obrigado por me citar aqui e que bom que os meus conselhos vc está gostando e treinando é isso aeee e que venha a Maratona do Rio...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Vlw, Jorge!!! Estou msm muito animada com td isso!!! Que seja o que tiver que ser!!! Preciso ir ao Rio dar umas treinadas antes da maratona... farei algumas provas por aí antes... As experiências dos amigos servem para nos auxiliar... Que venha, então, a "danada"...rsrs... Obrigada pelo carinho, pela visita e pela atenção!!! Bjs!!!

    'Bora correr!!!

    ResponderExcluir
  5. Antes de qualquer comentário, quero registrar aqui, a minha torcida pelo sucesso da cirurgia no joelho, a que o Gedair foi submetido e que ele esteja de volta o mais rápido possível.
    Agora vamos ao tema da crônica, a sua estréia em Maratonas, aqui no Rio. Eu costumo dizer que, para mim, uma corrida não se limita ao evento em si. Para mim a corrida começa quando decido participar, continua na inscrição e nos treinos, passando pelo grande dia e só termina quando vejo todas as fotos, publico no facebook e os amigos postam seus comentários. Falei isso pra dizer que, seguindo minha ótica, a sua 1a. MARATONA já começou. Agora é treinar com muito empenho e se possível, seguindo um planejamento. Como você ainda não tem um treinador, acho que as planilhas que sempre são publicadas nas revistas especializadas podem ser muito úteis, assim como o relato do Gedair pode servir de inspiração.
    A minha também já começou, só vou ter de dar uma pausa pra ver o que se passa no meu joelho esquerdo, para então retomar os treinos e dar sequência na corrida como um todo. Mas enquanto isso, vou ficar daqui, fazendo o papel de seu personal incentivador e torcedor, porque em seu admirador já me transformei. Ainda faltam alguns meses para o grande dia e estaremos juntos até lá. Eu e o Rio te esperamos de braços abertos. Bj grande do seu amigo e fã

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Carlinhos!!! Desde o ano passado que a minha 1a maratona já começou em minha cabeça... Agora ela começa a ganhar outras feições, compartilhando-a com os amigos e com a confirmação da inscrição no e-mail... Obrigada pela força!!! Vamos sonhando juntos por aqui... Estou na expectativa para que seu joelho sare logo para que vc tbm se empolgue daí com seus treinos... E... que venha a tão falada MARATONA!!! Obrigada pelo carinho, pela atenção e pela torcida!!!! Volte sempre!!!

    Bjs!!! 'Bora correr????

    ResponderExcluir
  7. Oi Lilian!! Corrida com certeza tem ser degusta, curtida e saboreada.
    mas maratona ainda só na cabeça.Preciso treinar muito, e agora com essa vida corrida tenho deixado de lado o que mais gosto de fazer.

    ResponderExcluir
  8. É, "anônimo", tenho procurado me cobrar menos e curtir mais as corridas. Não quero ficar neurótica em busca de resultados cada vez melhores. Sei que uma corrida será boa; outra melhor; outra, ainda, mais difícil, com o corpo não respondendo ao que esperamos dele. É preciso estar preparado, mas sem cobranças exageradas... Vou à maratona com receio, mas vou tentar... Tenho treinado para ela...

    ResponderExcluir