MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ERA UMA VEZ... O SONHO DOS 5KM

 
"Duas coisas que aprendi são que você é tão poderoso e forte quanto você se permite ser, 
e que a parte mais difícil de qualquer empreendimento é dar o primeiro passo, 
tomar a primeira decisão."

 
Meus primeiros 5km
   

     No último sábado, encontrei uma colega de faculdade - Marcele Nogueira - que tem visitado este blog e me disse que eu tenho servido de motivação para ela, que já começou a correr e faz 5km na esteira. Disse também que teve vontade de me pedir para falar aqui sobre o início, como foi começar a correr, quais as experiências iniciais que eu poderia compartilhar com quem está trotando seus primeiros quilômetros. Fiquei pensando que tenho falado muito sobre o sonho da maratona, um assunto que, para quem está começando a correr, está ainda um pouco além de sua realidade. E se eu tenho leitores que estão iniciando essa atividade, ou aqueles que ainda não iniciaram, resolvi acionar a memória e recuperar o início... como tudo começou.... Juiz de Fora... fevereiro de 2010... 
     A "culpa" dessa minha paixão é de uma colega de academia - Michele Farage. Eu já havia passado pelo emagrecimento de 30kg e toda atividade física que eu fazia era realizada dentro da academia mesmo: muita musculação e atividades aeróbicas - spinning, jump. Um dia, a Michele me perguntou se eu corria. Eu disse que não, que nunca havia pensado no assunto... nem de esteira eu gostava... E ela me convidou para treinar para uma corrida de 5km, que aconteceria na cidade, em julho. Não sei você, leitor, mas eu sou do tipo que adoro uma novidade e um desafio... Nunca havia corrido na vida e a possibilidade de começar a correr me encheu logo os olhos e o coração.... Estava mesmo precisando inovar um pouco minhas atividades físicas, para que o ânimo permanecesse incendiando. Isso é necessário na vida de qualquer pessoa e, principalmente, na vida de uma ex-gordinha. Algo que preciso ter sempre em mente é que eu não SOU magra, eu ESTOU magra e, se eu não me cuidar, esse estado pode mudar de modo um tanto quanto acelerado. Nada melhor, portanto, estabelecer objetivos a cada ciclo de vida, para que a motivação não se perca. Pensei, então, a corrida como uma aliada para a manutenção do peso. Nunca podia imaginar a proporção que ela tomaria em minha vida....
     Conversei com minha instrutora, Ayeska Lovisi, ela concordou com o treino - inclusive ela também ia se preparar para a tal corrida - e elaborou minha primeira planilha. Antes, entretanto, fomos nós três - Michele, Ayeska e eu - para um primeiro treino orientado. Lembro-me, como se fosse hoje, calçava um tênis duro, sem nenhum amortecimento, que nem dobrava a sola direito... Ia fazendo barulho ao alcançar o asfalto... E a primeira instrução da professora: que devemos fazer o menor barulho possível ao tocar o chão.... Bom, com aquele tênis era impossível...rsrs... Primeira lição: comprar um tênis de corrida... Não me lembro bem, mas acho que no mesmo dia providenciei isso... Bom, planilha entregue, agora era comigo. O lugar dos treinos: UFJF... Lá é um lugar delicioso, quem não conhece, com certeza se encanta à primeira vista. Comigo foi assim, nunca havia ido lá, fui fazer inscrição para uma seleção e quando vi aquele lugar me apaixonei. Já pensava logo em me mudar para Juiz de Fora só para poder frequentar aquele campus... e não é que consegui? E comecei a frequentá-lo não só para estudar, mas também para correr...Como mencionei na crônica anterior, no início eram 4min de caminhada forte e 1min de corrida. 1 minutinho de corrida, mas era longo... quase morria... e quando esse minuto coincidia com umas pequenas subidas que têm lá no trajeto? Nossa, faltava ar, o coração acelerava, o rosto queimava, as pernas pediam descanso... Mas chegavam os 4min de caminhada e eu me esquecia da dificuldade da corrida... Até que vinha o próximo 1min... E assim foi: em determinados dias eram 3min de caminhada e 2 de corrida... em outros eu voltava ao 4x1... tinha dia que era só caminhada... Fui pegando gosto pela coisa e, confesso, nem sempre obedecia a planilha. Tia Ayeska que me perdoe, mas quando conseguia correr mais um pouquinho... era inevitável... E a primeira conquista pessoal foi conseguir completar uma volta naquele trajeto: pouco mais de 2km... Se eu conseguisse fazê-lo duas vezes, os 5km estavam próximos... 
     O tempo foi passando, eu continuei treinando, tomando cada vez mais gosto pela atividade, e a corrida que seria em julho não aconteceu, foi adiada. Resolvi então estrear em provas numa corrida de 5km em BH, em agosto. Quanta adrenalina!!! Há pessoas que correm por correr, não pensam nem desejam participar de uma prova. Eu acho que todos os corredores deveriam experimentar uma prova, sem a obrigação de fazer determinado tempo, sem muito estresse. Simplesmente ir para correr.... É um clima agradabilíssimo!!! Exalam-se saúde e alegria entre aqueles inúmeros corredores. Pessoas que como nós estão ali apenas para celebrar a vida, correm, vencem suas batalhas interiores, recebem sua medalha de participação e voltam para casa sentindo-se verdadeiros campeões. E somos mesmo campeões!!! Não me esqueço de uma corrida em que presenciei a chegada do último corredor... Ele foi tão aplaudido!!! Arrepio-me só de lembrar... Só ele sabe o que significou para ele aquele instante... O quanto ele lutou, o quanto  de superação física e mental ele teve que encarar para atravessar aquela chegada... E quando eu peguei a minha primeira medalha, foi um dia muito feliz... Aquela  medalha significava tanto!!! Eu pensava na mulher de quase 90kg que eu era, que não fazia nem mesmo uma caminhada. Sedentária, triste, pesada não só de corpo, mas também de vida... Uma pessoa que se escondia atrás de muito estudo e trabalho... Ah, mas quando eu descobri que podia aliviar corpo e alma, ninguém mais me segurou.... Saí daqueles 5km já pensando na próxima corrida: aquela para a qual fui convidada a começar a correr. E ela não seria de 5km, como previsto, não haveria essa quilometragem, ela seria de 10km... e aí? Novo objetivo, nova motivação, era hora de vencer as duas voltas na UFJF e buscar a terceira, a quarta e a quinta.... 
     Foi assim que tudo começou... Um simples convite, uma motivação e a vontade de experimentar novos rumos para a vida. Fácil? Não vou dizer que tenha sido fácil... O início é difícil, o corpo dói, o cansaço chega.... O importante é que a pessoa persista, caso sinta que a corrida pode fazer parte de sua vida... É preciso que a pessoa deseje ir correr, que ela se sinta motivada para isso... Qualquer mudança na vida exige um esforço, uma determinação.... Afinal, é uma mudança de atitude, requer certos comprometimentos... Ainda hoje, já com o vício entranhado no corpo, tem dia que dá um desânimo... O corpo pede descanso... A cabeça pede um pouco mais de cama... E às vezes é necessário oferecer isso a eles... Mas, maior que o desânimo, é a vontade de me manter ativa, transpirando, trabalhando corpo e mente numa sintonia perfeita. Maior que as fadigas que o corpo vai sentir, é a vontade de conseguir vencer alguns metros a mais de tempos em tempos... Você, Marcele, tem estado presente nesse clima de corridas. Sua irmã corre e, com certeza, possui a euforia própria dos corredores. A motivação está dentro de você, é só colocá-la para fora... A gente serve apenas como inspiração... Experimente sair da esteira e correr um pouquinho na rua... Experimente se inscrever para uma prova de 5km e você verá como isso pode mudar sua vida... A minha mudou, radicalmente, e agradeço à Michele pelo convite... Agradeço à Ayeska pela orientação... Agradeço aos colegas corredores que incentivam... Às vezes o que falta para a gente descobrir novos prazeres e valores na vida é simplesmente um convite... e, claro, o coração e a mente abertos para, pelo menos, experimentá-lo... 

Então, que tal uma corridinha? 


16 comentários:

  1. Muito legal, parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Anônimo!!!! Rsrs... Bjs!! Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Lílian.
      Você hoje me levou numa viagem ao inicio das competições. Ano de 2002 a 2004 após insistentes convites resolvi do amigo Alonso da Federal resolvi participar do Ranking de JF.
      Você descreve perfeitamente todo o nosso percurso repleto de emoções e a cada realização um novo sonho. Hoje estou em recuperação, mantenho o sonho de uma ultra maratona, você me fez voltar a 2004 quando da primeira corrida 4,5km e numa fração de segundo me leva ao futuro... ultra maratona sim, sem me importar que seja o último.... Amo Correr. bjs

      Excluir
    2. Que bom, Gedair, poder fazer você recordar bons momentos!!! A intenção foi essa mesma: para quem ainda está começando, de repente, servir como inspiração... Para que, como você, é um expert em corridas, servir para ativar a memória!!! Que venha o futuro, meu amigo!!!! Pense em seu novos primeiros 5km.... Volte sempre!!!! Obrigada pela visita e pelo comentário!!! Bjs!!!

      Excluir
  3. Acabei de chegar e resolvi ler sua crônica, até arrepiei, é isso mesmo, correr é uma das melhores emoções que já senti na vida, quando penso que vou conseguir chegar, dá uma vontade enorme de chorar, porque só quem corre sabe o significado de uma meta alcançada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kátia!!! Estou provocando arrepios, é?! Que bom!!! As palavras têm esse dom de mexer com as emoções das pessoas!!! Correr é sim emocionante e dá vontade de fazer todo mundo experimentar essa emoção.... mas as pessoas é que precisam desejar isso. A nós, cabe apenas fazer o convite: que tal uma corridinha???? Obrigada pela visita e pelo comentário, minha amiga!!! Volte sempre!!! E 'bora correr!!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lilian, sua crônica está maravilhosa. Senti todo o incentivo que um iniciante precisa. Hoje mesmo correndo no CTAN, pensava nisso, até onde posso chegar? Do que sou capaz? E então chego em casa e você escreve exatamente sobre o assunto. A persistência, a coragem,o ânimo que a gente precisa está dentro de nós.
    Muito bom ter te conhecido, Lilian. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!!!! É verdade, minha linda, vc é uma iniciante da corrida!!!! Bem-vinda ao mundo da endorfina, da alegria, da saúde física e mental!!!! Nós podemos chegar mt longe, somos capazes de mt coisa.... É só ir de mansinho, com paciência e persistência... que chegamos onde queremos ou precisamos.... Obrigada por mais uma visita e pelo lindo comentário!!!! Volte sempre!!!! Bjs!!! E... 'bora correr!!!

    ResponderExcluir
  7. Lilian, vou tentar de novo postar um comentário... Nesse misto de indisciplina, preguiça, cansaço e falta de hábito que tenho... a corrida tem me colocado à prova comigo mesma, e vc, querida, é espelho, leio o q escreve, lembro da lilian q conheci e fico mais forte e animada. Bora dar uma corridinha?

    ResponderExcluir
  8. Que linda, Marcele!!! Corrida ajuda na disciplina e na persistência!!!! Adorei!!!! Que dia corremos juntas? Adorei a visita, o comentário!!!! Volte sempre!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Q lindooo amigaaa...com seus posts da vontade de largar tudo e começar logoooo!!!
    Obrigada por me motivar tanto!!!
    bjoss e até amanhãaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eliza!!!! Volte sempre!!! E 'bora correr!!! Bjs!

      Excluir
  10. Amei essa!!! A parte "Algo que preciso ter sempre em mente é que eu não SOU magra, eu ESTOU magra e, se eu não me cuidar, esse estado pode mudar de modo um tanto quanto acelerado." É PERFEITA!!! Tudo que eu precisava ouvir p/ me motivar ainda mais na eterna luta contra a balança...rsrs.POR FAVOR NUNCA PARE DE ESCREVER!!!

    ResponderExcluir
  11. Rsrs... Rowena, minha linda, a vida é feita de escolhas: quer ser magra e a genética não ajuda? Correeeeeeeeee...rsr... Brincadeiras à parte, é uma luta diária, sim, mas vale a pena... Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Amei....estou iniciando, vou chegar nos meus 10km, não só ele mais as minhas 10 milhas... metas lançadas e correndo para alcança-las. Bjos
    Amanda.

    ResponderExcluir
  13. Ai Lílian, todas as vezes que venho visitar seu blog me emociono. Leio e ao mesmo tempo me sinto lida. Você me descreveu... Nunca estive mt acima do peso, mas antes da corrida me sentia sufocada. Era o peso de faculdade, de um trabalho muito cansativo, de muitas responsabilidades em casa... A corrida me mudou. Não mudou as minhas obrigações, mas a forma de as encarar. Hoje sorrio pra todos os lados e de fato sou mais feliz.
    Eu vivi a felicidade dos 5k e dos 10k. Agora meu passo largo é uma meia maratona, irei com gostinho de primeira conquista, e já estou ansiosa!
    Beijos e boa corrida da Ponte,
    Ray.

    ResponderExcluir