MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CADA CORRIDA UM APRENDIZADO...

"Nem sempre as batalhas da vida vão para o mais rápido ou o mais forte. 
Há momentos em que o  vencedor é quem acredita que pode conseguir."
     


     É com o relato de um corredor, e com a devida autorização dele, que começo esta crônica de hoje:

20km da corrida do Batalha, como o próprio nome diz, uma BATALHA! Sabe aquele tipo de acontecimento que faz você repensar tudo? Bem, foi isso que me aconteceu ontem... Essa corrida me disse assim... “Cara, abaixa a sua bola, tu não corre porra nenhuma! Tem que treinar mais, se alimentar melhor, dormir mais e principalmente emagrecer. E muito!”. Pus em cheque até o meu sonho de disputar a maratona! Uma corrida quase desumana, pelo menos pra mim! Um calor infernal, uma largada completamente equivocada, às 10:15h!!! Mudança de percurso,  anteriormente 18km e agora 20km, numa estrada de terra, muito, mas muito quente,  apenas três postos de hidratação. No primeiro a água estava numa temperatura ótima! Ótima para se passar aquele cafezinho. No segundo a água havia acabado e fomos socorridos por populares! Eu já estava exausto  e me pus a dar água aos corredores! E o pior estava por vir, o retorno. No começo, em companhia do meu irmão e grande amigo Bruno, depois, de carona com o mestre Capitão. Durante esse retorno, em meio a divagações e delírios, fiz um pacto comigo: posso chegar me arrastando, mas vou terminar essa porra! Entre coxas estouradas e ânsias de vômito, no fim, tudo se salvou! Mas ficam algumas lições, correr não é pra qualquer um, pois uma deliciosa corrida pode se transformar em um martírio! E a principal delas é que, por pior que sejam as condições, sei que nunca irei desistir! (Vanderley Meurer Junior - Juiz de Fora)

     Eu não participei da prova, posso estar sendo leviana ao comentá-la, mas esse relato me faz pensar algumas coisas. Primeiro: o desrespeito com o corredor. Num domingo de verão, em Juiz de Fora, cidade quente, começar uma corrida de 20km às 10:15 deveria ser algo inimaginável. Aliás, mesmo em uma corrida de 6km, porque houve essa opção de distância também. Largada tardia, calor, trajeto pesado... Penso que mesmo o horário de 9h, que seria o previsto para a largada, é complicado para correr no verão. Para piorar, a falta de água. Se havia água suficiente para o número de corredores inscritos para a prova, é o mínimo que se espera, por que faltou água no segundo posto? Não seria porque o calor das 10h ou 11h obrigou os corredores a beber mais água do que o previsto? Água quente? Não me espanta se alguns corredores reclamaram de ânsia de vômito... E se não houvesse populares distribuindo água? O risco de um corredor passar mal, desidratado, foi grande... Já participei de provas em que o horário da largada não foi respeitado, em que faltou água, em que a água estava quente... Imprevistos acontecem? Claro!!!! Mas que não aconteçam com frequência... Organizar uma competição requer um mínimo de infraestrutura e respeito aos corredores... Podemos até pensar no bom-senso do corredor que, ao sentir que não vai aguentar completar a corrida ou manter o ritmo que previa, deve reduzir ou parar antes que passe mal. Tudo bem, se o corredor se esforçou além do previsto, ou se naquele dia da competição ele não estava bem... Pelo menos, não foi por problema de infraestrutura, e a responsabilidade é toda dele. Mas, além do desgaste que o corpo dos corredores sofre a cada corrida, que já não é pequeno, sofrer ainda mais por falta de organização é inaceitável....
     Segunda reflexão que o comentário acima me despertou: a necessidade de um bom preparo para as corridas. Tudo bem que é muito bom, depois, olhar para trás e ver que conseguimos vencer uma corrida difícil. Mas penso que, para nós, que não somos profissionais da corrida, ficar sofrendo para completar um percurso não é uma boa... Claro que vez ou outra isso é inevitável, ou que seja um pequeno sofrimento a cada prova... Mas que seja pequeno, porque eu, pelo menos, quero que a corrida me faça feliz. Se ela começar a se tornar um martírio para mim, vai perder a razão de ser... Adoro desafios, superação, sou movida a eles... Mas espero sofrer mais nos treinos,  aprender a superar meus limites neles, perceber a necessidade de aumentar ou diminui-los na medida certa.  Para isso eles existem... São nosso aprendizado... Sofri recentemente numa prova pequena, porque eu estava com o corpo cansado. Participei de  uma corrida sábado à tarde e outra no domingo pela manhã. Meu corpo não está acostumado com isso. Foi sofrido, doído, senti o que o corredor acima disse: "Pus em cheque até o meu sonho de disputar a maratona!". Eu também pensei isso quando sofria naquele trajeto, mas depois vi que foi sofrido porque não dei ao meu corpo o  descanso que ele precisava. Um amigo, corredor experiente, disse-me: vez ou outra é bom fazer essas loucuras, mas apenas vez ou outra... Fiquei a semana passada toda sem correr por dor no pé... Pagamos pelos excessos que cometemos... É preciso que a prudência fale mais alto que a nossa ânsia de superação... Que a razão consiga sobressair-se sobre a endorfina e que, sobretudo, saibamos respeitar os limites do nosso corpo... Ele pode muito mais do que imaginamos, é verdade, mas ele precisa de cuidados...
     Ah... o terceiro ponto: superação!!!!! Adoro essa palavra!!!  É... é preciso respeitar o corpo.... É preciso ter prudência... Mas é preciso não desistir dos sonhos... Mesmo dolorida, com bolha no calcanhar, corpo cansado, aquela corrida a que me referi foi concluída e ainda me deu meu primeiro troféu... Mesmo se sentindo martirizado, "entre coxas estouradas e ânsias de vômito", o corredor acima concluiu sua corrida... Doeu? Fez alguma coisa errada? Era um trajeto além do que aguentava? Não deram a infraestrutura que deveriam dar? Pois bem... agora é repensar as ações, os planejamentos, as preliminares das corridas... É se alimentar direito, descansar adequadamente... E escrevo isso porque eu estou tentando ME convencer da necessidade de tudo isso. A gente aprende com as experiências dos outros... Gostaria muito que esse blog servisse para essas trocas de relatos. Nós aprendemos muito ouvindo os companheiros. Tenho ouvido muito corredores mais experientes... Meu sonho da maratona é tão intenso, e eu sou tão intensa nas coisas de que gosto e desejo, que tenho medo de meter os pés pelas mãos, de cometer excessos, de me lesionar... E repito para MIM mesma: é preciso prudência, paciência, avanço gradual, descanso... Mas desistir do sonho? Jamais!!! No máximo, adiá-lo, quando e se houver necessidade...


"Tente! / E não diga / Que a vitória está perdida / 
Se é de batalhas / Que se vive a vida / 
Tente outra vez!"

6 comentários:

  1. Beleza de texto pois serve pra séria reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, grande Giba!!!! É uma honra você por aqui!!!! Volte sempre!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Hj em dia é comum alguns organizadores atrasarem a largada e quem paga é o corredor e principalmente se não estiver preparado, por isso eu treino em temperaturas altas para preparar ao meu corpo a esses extremos em 2004 participei de uma prova que a largada foi as 11:30 horas da manhã com um baita sol, agora faltar água é um absurdo é brincar com a vida humana e se alguém passa mal e morre quem vai se responsabilizar, acredito que os organizadores não pq no regulamento já tem uma cláusula incentando os organizadores é preciso os corredores se unirem e começcar boicoitar certos tipos de provas é inadimissível que isso venha acontencendo, quanto a Superação que vc fala aqui as vezes temos que ser prudente mesmo em até desistir de certas provas pq corridas teremos milhares para correr mas a nossa saúde é uma só e na hora de decidirmo superar temos que pensar muito bem se vale a pena ou não...Neste final de semana um corredor na maratona de Hong Kong ao cruzar a linha de chegada morreu, agora sabe lá o que ele teve, pois muitos corredores hj correm e nem fazem um checkup geral, pois temos que nos cuidar!!!

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.como

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Jorge, concordo com tudo o que você falou!!!! Por mais que gostemos das corridas e dos desafios, saúde acima de tudo. Afinal, queremos correr por muitos e muitos anos!!!!! Obrigada por mais uma visita e outro comentário!!!! Volte sempre!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lílian e demais amigos.
    Eis um ponto crucial em algumas corridas em nossa região.
    Um atraso que gera desconforto e implica perdas muito além destas que são percebíveis aos olhos.
    O cara que se dispõe em participar de um determinado evento segue tudo a risca para aquele horário e distância. Desde a noite anterior passando pelo café, transporte aquecimento e tudo mais que é comum entre nós corredores, e quando ocorre um grande atraso todos perdem.
    O que aconteceu na corrida do Batalha tem acontecido em algumas localidades da Região. Atrasa-se esperando uma “autoridade”... esperando... esperando... o corredor que se dane!
    Gostei deste grito e outros que ouvi "um mar de lamentações".
    Não estive presente por estar me recuperando de uma cirurgia, mas não posso me calar diante deste drama que nossos amigos enfrentaram.
    Correr após 10h com o sol de verão na cabeça, falhando a hidratação: vocês se superaram, merecem os nossos parabéns!
    Parabéns amigos, parabéns Lilian. Desculpe-me amigo Batalha, vamos evitar estes erros, conheço este maravilhoso percurso, em 2013 estarei com você, melhorando... é claro.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo, Gedair!!!! As falhas devem ser evitadas, mas se aconteceram, precisam ser corrigidas. Os corredores merecem respeito e infraestrutura adequada para realizar as provas. Obrigada pela nova visita ao blog e pelo comentário consciente. Volte sempre!!! Bjs!

    ResponderExcluir