MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SOBRE MEDALHAS E MEMÓRIA

SOBRE MEDALHAS E MEMÓRIA


"Esses loucos que correm, eu os tenho visto...
Suas medalhas ficam penduradas pela casa para que a visita possa vê-las e tenha que perguntar.
“Esta é a do mês passado", por exemplo, tentando usar seu tom mais humilde.
“Esta é a primeira que ganhei", dizem eles, deixam de relatar que todos ganharam, incluindo os últimos a chegar e o inspetor de trânsito.

     Esta citação é parte de um dos textos mais bonitos que já li sobre corrida. Na verdade é um vídeo, cuja narração foi transcrita e traduzida do espanhol. Hoje me peguei cuidando de minhas medalhas. Estavam amontoadas na quina da estante.. que pouco caso.... foi preciso tanto suor para conseguir cada uma delas... tanta dedicação... tanto treino.... Ah, olhei uma por uma (ainda não são muitas, somam 21, pois sou uma corredora de 1 ano e 8 meses apenas. Me sinto engatinhando ainda...), relembrei as corridas... Cada uma conta uma história.
     A primeira que ganhei me falou da expectativa, do medo de não conseguir vencer aqueles 5km... Era Dia dos Pais, e a menina do interior foi para a capital correr... Havia alguém especial comigo, experimentando a mesma expectativa... Voltei à noite para jantar com meu pai e mostrar para ele aquela minha primeira medalha. Sentia-me o próprio Dean Karnazes correndo uma ultramaratona...
     A segunda inaugurou meus primeiros 10km, nova expectativa, novo medo. História marcante também, outra companhia muito especial... E vieram as demais...

"Esses loucos que correm... Inscrevem-se em corridas de 5 ou 20km e já sabem que não podem vencer, mesmo que todos os outros corredores desistam.
Ficam ansiosos em toda largada e alguns minutos antes do início precisam ir ao banheiro.
Ajustam seu cronômetro e tentam localizar as quatro ou cinco pessoas que precisam ultrapassar.
São suas referências de raça: “Cinco que são como eu.”
Passar de um deles será o suficiente para dormir à noite com um sorriso.
Adoram quando ultrapassam outro corredor … mas o encoraja e lhe diz que falta pouco e pede para não desistir."

     E este ano me preparei de corpo e alma para uma Meia Maratona... Corri uma... Inscrevi-me em outra... As duas corridas com muita emoção... Vieram duas 10 Milhas, uma regada a chocolates Garoto...hum.... E o Circuito das Estações e Eco Run e...e...e... Fui dependurando cada uma dessas medalhas num suporte sobre a cabeceira de minha cama, e relembrando histórias, pessoas, momentos....
     Ah, esses loucos que correm....

"Eles dizem que poucas pessoas hoje em dia são capazes de
 ficar sozinhas consigo mesmas uma hora por dia.
Os pescadores, nadadores e alguns mais.
Dizem que as pessoas não aguentam tanto silêncio.
Eles dizem que desfrutam do silêncio.
Eles dizem que fazem projetos e fazem balanços, que se arrependem e se parabenizam, se questionam, preparam seus dias enquanto correm e falam sem medo consigo mesmo.
Eles dizem que o resto busca desculpas para estar sempre acompanhado."
     Quando não estão correndo, estão pensando em corrida. Passei uma tarde me distraindo e, mesmo estando em casa, "parada", fiquei sozinha comigo mesma, desfrutando de um silêncio que me contava histórias. Fiz um balanço do ano e das 18 medalhas conquistadas com muito suor e dedicação... Foi um ano literalmente corrido (e meu joelho tem me falado isso, ultimamente tem me mostrado que existe... e ele era tão silencioso....).
     Ah, esses loucos que correm...
    O ano nem acabou e já me pego traçando planos para o próximo... E quero correr, correr, correr (que meu joelho não me ouça...).... Acrescentar medalhas a estas que hoje ganham um espaço novo na minha casa... Acrescentar UMA medalha em especial: a dos 42km percorridos....
     Esses loucos que correm?

"Eu acho que eles querem vencer a morte.
Eles dizem que querem ganhar a vida.
Eles estão completamente loucos."

UM BRINDE À NOSSA LOUCURA!!!! QUE TAL UMA CORRIDINHA????


3 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Opa Lilian como sempre mandando bem, olha eu faço parte desses loucos..rsss...Bom te conheçoe a 2 dias virtualmente não sei se vc já fez isso mais vc como é professora e manda bem na escrita vc já pensou em escrever um livro sobre suas crônicas e corridas, se não pensou vai tratando hein...
    Tudo de bom e bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Ahhh esqueci de dizer essa tatoo na perna é sua...Showww...Eu tenho uma alusiva a corrida também no ombro.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jorge!!!

    A tatoo é minha sim. Vício à flor da pele...rsrs... Qto a escrever um livro, vc já é a 3a pessoa que me fala isso. Assim, vou começar a achar que escrevo bem msm..rsrs... Obrigada!!!

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir