MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

sábado, 24 de dezembro de 2011

Uma crônica de Natal....



     Estou o dia todo pensando como escrever uma crônica que relacione corrida e espírito natalino.... As pessoas desejam às outras no Natal: amor, paz, saúde... Falam muito em fraternidade, caridade, amizade... Pois bem, enquanto algumas pessoas só se lembram de fazer isso na data de hoje e nos dias que se aproximam dela, posso dizer que entre os corredores que tive o grande prazer de conhecer, nesses quase dois anos de corrida, que este espírito é presente o ano todo...
     É visível o clima de amizade e de alegria que existe entre os corredores... Somos todos componentes de uma mesma tribo... nos conhecemos, nos respeitamos, convivemos... trocamos experiêncas... Os novatos são acolhidos com carinho, sempre há alguém que os possa aconselhar; os veteranos compartilham alguns treinos com quem está começando, incentivam, dão a mão... Há aqueles que "emprestam" seus olhos aos companheiros que foram privados da visão, nosso amigo Gedair Reis é um exemplo disso...
     Eu mesma tive a oportunidade de ter corredores veteranos fazendo comigo treinos que para eles eram irrisórios, mas que para mim eram verdadeiras maratonas... Foi um corredor veterano, professor Rogério Ferreira, que me mostrou, em Juiz de Fora, como eu era capaz de passar dos 10km e fez comigo minha primeira meia maratona extraoficial... isso há um ano atrás... e foi uma verdadeira conquista!!! Outro corredor, em São João del-Rei, o amigo Zezé, com não sei quantas maratonas no currículo, me acompanha em alguns longões que para ele não passam de pequenos longuinhos... Ele me orienta, puxa minha orelha, recomenda descanso... Esse é o espírito fraterno do corredor... Quantas dicas recebemos desses amigos... quantos convites... quantos conselhos... quantos incentivos... quantos treinos... quantas histórias...
     Se o Natal é uma data em que os sentimentos afloram, é também uma dia que simboliza (re)nascimento... Que a gente possa renascer com novas esperanças, novos desejos, novos sonhos, novas energias.... Que seja um momento de reflexão sobre o que foi feito durante o ano: será que fomos pessoas de bem? Será que não passamos por cima de ninguém para alcançar os pódios da vida? Será que tivemos um olhar compreensivo para aqueles que precisavam de uma mãozinha para atravessar a chegada? Será que não ficamos cegos, deslumbrando um primeiro lugar? Será que não atropelamos ninguém pelos quilômetros percorridos com a família, com os amigos, com os companheiros de trabalho? Será que não nos atropelamos buscando nossos objetivos?
     Tenhamos, pois, a esperança de um ano com  muita saúde, muita disposição, muita força de vontade para trilhar por aí novos quilômetros... que nosso desejo de superação não seja maior que nossa capacidade física, para que possamos respeitar os limites do corpo... que mais do que desejar subir ao pódio, desejemos ter bem-estar... que mais do que um troféu na estante, tenhamos cada vez mais amigos ao nosso redor... que mais do que medalhas dependuradas pelas paredes da casa, tenhamos um tempo para estar com quem amamos... que mais do que correr desenfreadamente por aí, possamos parar um pouco para ouvir o que nosso coração está pedindo...
     Esses são meus mais sinceros desejos para todos....

 "Que toda a magia e as emoções  das corridas de rua realizadas durante todo o ano, estejam presentes nos corações daqueles que festejaram a cada chegada.
Que não seja apenas mais uma comemoração no pódio.
Que neste Natal sejam confraternizados todos os nossos desejos
para um mundo melhor."

FELIZ NATAL, MEUS AMIGOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário