MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

segunda-feira, 26 de março de 2012

PARA-TY, PARA MIM, PARA TODOS NÓS...

"Os números não mentem. 
Não há  espaço para a desonestidade na corrida, 
de distâncias a tempos. O que você doa de si é o que vai receber..."


     Ah, esses loucos que correm!!! Só mesmo sendo um deles para entender minha "brincadeira" de fim de semana: passar 11 horas indo para Paraty, mais 11 horas voltando para casa, SÓ para correr 18km... Se é loucura ou não, depende do ponto de vista de cada um... Para mim não é SÓ a corrida, é meu lazer, meu prazer, uma imensa alegria. Tornar-me uma corredora é a opção que fiz para ser uma pessoa mais feliz e realizada. É meu estilo de vida. E o que é melhor, é o estilo de vida de muitas pessoas espalhadas pelo mundo afora. E aconhecer algumas dessas pessoas tem se tornado acontecimentos especiais. Em Paraty, foi a vez de conhecer pessoalmente mais dois amigos que eram até então apenas virtuais: Raquel Pinheiro e Roberto Brunner:


     Foi momento de enraizar ainda mais outras amizades, como a de Gedair Reis e de Jorge Cerqueira: 



E ainda fazer novas, que nem virtuais eram, como a da Aline Menezes: 


     E cada corrida uma história, um desafio, novas sensações.... A medalha deste fim de semana simboliza uma vitória a mais: a de correr em um calor escaldante, num trajeto com muitas subidas e descidas e conseguir cumprir a distância em tempo menor do que o esperado. Não se trata apenas de atravessar a chegada e exibir a medalha no peito ou na parede de casa. Trata-se de constatar que a dedicação dada aos treinos está dando resultado.... que cada gota de suor desprendida diariamente tem valido a pena... que cada minuto a menos na cama todos os dias de manhã, a fim de sair para treinar, é compensado pela satisfação de mais uma corrida bem realizada.... Trata-se de vencer o psicológico, que às vezes tenta nos derrubar, concentrando no esforço físico.... Trata-se de vencer o corpo que pede para parar, buscando amparo no psicológico.... Trata-se de conhecer lugares lindos como Paraty.... Indescritível a sensação, após uma das subidas do percurso, ao avistar a imensidão do mar, refletindo o azul límpido da manhã de domingo... Chegou a inundar-me os olhos a emoção que a paisagem despertou... 
     Não é à toa que meu blog se chama DE SUOR E POESIA.... Nunca, como nos últimos 30 dias, após uma mudança radical de vida (do interior de Minas para o litoral capixaba) transpirei tanto. Mas cada gota de suor que os treinos no litoral têm feito surgir tem sido compensada com a poesia da paisagem local. Correr tendo o mar como testemunha de meu esforço e dedicação diários é ter a poesia acontecendo diante de meus olhos diariamente.... E a emoção da corrida em Paraty, ao avistar o mar, quando a luta corpo X mente se travava em mim, foi poesia gritante, poesia flamejante,  poesia pulsante... Pulsando nos olhos, nas veias irrigadas por sangue em ebulição, no coração desta simples e sincera amante das corridas....
     Este ano ainda promete muito suor e poesia... Que venham as próximas corridas.... Que eu me mantenha motivada e firme em meus propósitos.... Que venham muitos outros amigos.... E que a poesia dessas experiências jorre pelas páginas deste blog, compartilhando com vocês, meus amigos leitores, todas as emoções e experiências que a corrida e a vida nos proporcionam. Beijos a todos!!! 'Bora correr, povo!!!!


14 comentários:

  1. ótimo texto (Corredor X )

    ResponderExcluir
  2. Lilian o que eu tinha a lhe dizer já disse tudo a vc em Paraty né ou seja só me resta a lhe parabenizar mais uma vez pelo feito vc mandou super bem e vc nao fez somente 18Km vc fez muito mais do que isso encarando 22 horas para correr num sol escaldante o Rio de Janeiro está de portas abertas para ti...Volte mais vezes...Quando tiver um tempinho deixe sua msg no meu humilde blog de vida a ele...rsss
    Bons treinos mineira linda!

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Jorge Cerqueira!!! Cada um de nós vive nossas maratonas interiores... Neste fim de semana eu vive mais de uma, com certeza... Mas vencidas e compensadas na chegada da corrida, no abraço dos amigos, nas alegrias compartilhadas...Voltarei ao Rio sim, inúmeras vezes para poder estar entre vocês!!!! Vou ao seu blog, com certeza!!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Lílian!...

    Uma amiga corredora certo dia me falou que gostaria muito de expressar, em palavras, tudo aquilo que a corrida representava para ela. Ela gostaria de descrever suas competições - tão bem quanto você - mas não tinha esse dom... Somente agora, inspirado pela sua postagem, é que surgiu uma resposta pertinente para ela... Permita-me respondê-la aqui mesmo, no próximo parágrafo:

    "Querida Bruna; quando você quiser descrever a beleza de uma corrida olhe para dentro de si, enquanto corre. Mas não se desassocie da paisagem exterior - somos parte dela. O que seriam das paisagens se não existissem poetas? Em princípio você é potiza, já que poeta é, primeiramente, quem sente. É o Amor que lhe habita que vislumbra e define o que é belo. O mesmo Amor que lhe faz correr e se fundir na mais bela paisagem... Então, bastaria falar de si, do que vê e do que sente."

    VOLTANDO A VOCÊ, Lílian - que monoliticamente incorpora nos textos os mundos interno e externo, visível e invisível, rompendo os limites que determinam a oposição destas palavras, eu desejo Saúde - Poucos saberão como você dar dimensão a esse termo!

    Bira - Rio
    www.birananet.com

    ResponderExcluir
  5. Bira,

    Lindas palavras, obrigada!!! A ideia de meu blog é exatamente esta: passar para as palavras, na medida do possível, as emoções que sentimos antes, durante e depois das corridas. E são muitas essas emoções... Poder falar delas e tentar transmitir um pouquinho que seja para meus leitores é um prazer imenso. A resposta para sua amiga é perfeita: simplesmente devemos falar o que sentimos... Há tanta gente que se envergonha desses "sentires", que prefere ficar calada ou negando sentimentos... Pois eu sinto, e sinto muito, sinto demais, sinto o tempo todo....Dos meus poros não sai apenas o suor que transpiro, sai muita poesia, muita emoção.... Fico feliz por você ter gostado de meu texto! Volte sempre!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lílian!!!!!!!
    Tenho uma veneração por todos que lutam sem se desesperar. Por todos que correm de sol a sol, que enfrentam contratempo adverso sem medo sem lamúrias. Hoje você me banha com sua humildade, me deixa orgulhoso por ser amiga. Correr exige uma série de preços. E a sua luta é um deles. Alegria, adversidades, é uma vitória viajar 22h para correr 97 minutos. Sei que você deseja e vai vencer, crescer se empenhando, dando o melhor de si em qualquer circunstância da vida! Sua vida é linda, seu rosto não necessita de maquilagem... Nossas corridas sim, necessitam de suas passadas e nós de suas crônicas que nos encharcam de emoção e incentivo para re-iniciar a caminhada! Obrigado amiga! bjs.

    ResponderExcluir
  7. Gedair, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é", já dizia o poeta. Todos temos nossos contratempos, enfrentamos batalhas diárias... Cair em lamúrias não resolve a vida, pelo contrário, faz-nos mais fracos. Os tropeços e tombos da vida nos fazem mais fortes se não nos entregamos a eles. A corrida tem me ensinado a ser mais forte, mais lutadora... Necessita de empenho, dedicação, paciência... Paciência para encarar longas distâncias, para entender a necessidade do corpo que pede por descanso, para estar em paz com o nosso psicológico, às vezes tão perturbado. Obrigada pelo carinho, pela atenção, pelo companheirismo. Você é um vencedor, um exemplo para todos nós que ainda engatinhamos no mundo da corrida.Saber que você está de volta aos trotes me deixou imensamente feliz!!! Volte, meu amigo, com prudência e humildade... Estamos de braços abertos a lhe esperar.... Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. parabéns !!! oq não falta agora é motivação !!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, "Geraalo"... Motivação é td!!! Bjs! Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  10. Lilian, o que dizer após as sábias palavras de todos amigos acima!!! Então prefiro sempre para você repetir meu jargão: TOPPP!!!

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga Lilian! Lindas e emocionantes palavras! Vc é uma GUERREIRA e só tenho que te admirar! A corrida nos proporciona sáude, bem estar, prazer, mas o melhor de tudo é que nos traz amigos encantadores como vc...com alma de poeta!!! bjss
    Aline Menezes (JF)

    ResponderExcluir
  12. Xande, meu querido, obrigada pelo carinho, por me ajudar a divulgar o blog, pelas indicações aos amigos!!! Vc que é TOPPP!!!! Volte sempre!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Aline, minha mais nova amiga corredora,que bom que você passou por aqui, leu, gostou e comentou. Um pouco de poesia faz a vida mais leve, não é mesmo? Volte sempre!!! Bjs!

    ResponderExcluir