MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

UM CIRCUITO... UMA ESTAÇÃO... E MUITOS, MUITOS AMIGOS...



Estive ausente de meu blog por uns dias. A vida leva a gente a tomar rumos que às vezes nos obrigam a um afastamento... a um isolamento... a um reposicionamento... E a vida tem me presenteado com momentos que me têm feito crescer... têm me feito amadurecer... tornando-me  mais completa, mais intensa.... E é assim que retomo meu blog, minhas crônicas, meu encontro com vocês, meus amigos leitores e corredores...
Era uma manhã de domingo, em pleno verão carioca.... O dia estava muito nublado e corríamos a etapa de outono do Circuito das Estações Adidas 2012... O tempo cinzento, quase chuvoso, não tirou, entretanto, a beleza daquela manhã. Talvez seja difícil para algumas pessoas entenderem o motivo que me fez passar duas noites inteiras viajando para chegar e voltar do Rio de Janeiro a fim de participar de uma corrida de apenas 10km... Mais ainda: de uma corrida que virou moda e tem recebido inúmeras críticas. É verdade que é considerada uma corrida fácil, já que possui a alternativa dos 5km... É verdade que muitas pessoas passam a prova quase toda caminhando.... Que o número grande de caminhantes atrapalha o fluxo da corrida... Etc., etc., etc. Mas eu não fui simplesmente correr: fui fazer amigos... Fui passar um fim de semana diferente... Fui viver momentos de intensa alegria... Fui buscar instantes de completude... E os encontrei... Ah, sim, os encontrei... E não apenas ao realizar a prova num tempo abaixo do esperado e conquistar mais uma medalha...


Tenho dito, com certa frequência, sobre as amizades que fazemos entre corredores, e esta crônica de hoje é a crônica da amizade por excelência. De amizades que começaram virtualmente: tímidas, desconfiadas... De amizades que, mesmo virtuais, foram se mostrando sinceras, foram se fortalecendo, foram criando laços... Laços que aproximaram virtualmente sonhos, fotos, objetivos, quilômetros percorridos, medalhas conquistadas, lesões em recuperação... Laços que idealizaram os encontros... Laços que se concretizaram quando os beijos e abraços deixaram de ser enviados pela internet para serem sentidos na pele, nos olhos, na emoção...
Emoção que me toma o peito quando me lembro de uma Dona Moça, fotógrafa, corredora, indo ao meu encontro na rodoviária e me levando para dentro de sua casa, oferecendo-me hospedagem... Um primeiro encontro real, mas a mim parecia que éramos amigas de longa data...


Emoção que me abre um sorriso no rosto, quando vejo uma bolinha do Flamengo, em forma de chaveiro, balançando em minha mochila... Presente de alguém que tem seu time de coração no nome e que não imagina que o presente maior foi a presença dele naquela manhã ali, mesmo sem poder correr...


 Emoção que me faz ver e rever o vídeo e as fotos preparados por um ultracorredor que preencheu de significado cada quilômetro daqueles 10km do dia. Alguém que aceitou meu convite para me acompanhar na corrida, mesmo não sendo para ele uma prova significativa. Alguém que saiu de sua posição de elite e veio me fazer companhia no meio do povo...


Gleice Medeiros, Carlinhos Mengão Martins e Jorge Cerqueira, vocês fizeram meu fim de semana mais feliz!!!!
E a alegria não parou por aí: foram outros encontros e reencontros:  com a amiga Kátia Cristina e seu esposo Mauro, que já deixaram a posição de amigos virtuais e se tornaram reais há algum tempo. Mais uma vez atenciosos, mais uma vez receptivos, mais uma vez carinhosos. Das imagens mais bonitas que presenciei neste  fim de semana está a vista do mar no Forte de Copacabana. Obrigada, Kátia, por me levar a conhecer essas belezas...


 Também o grito pelo meu nome da Ayeska Lovisi, encontrando-me entre os 14mil corredores, quando eu estava próxima da chegada. Primeiro, minha instrutora de academia, depois, uma colega de corridas e uma companheira de confidências... O abraço de Cristiane Garbois, que me reconheceu após a corrida... O encontro com o professor Rogério: primeiro corredor a me mostrar que eu era  capaz de vencer os 10km... A apresentação a Luciano Souza, a Rodrigo Oliveira, a Juliana Lázaro e a Cristiane Braga... O encontro com Marcia Bianca Sales e Ana Vivas, que deixam de ser apenas amigas virtuais também...






Foi uma alegria imensa para mim conhecer e estar entre vocês. A corrida de outono valeu como uma corrida de primavera. Apesar de cinzento o dia, eu via florir ali laços de amizades que saem da internet para se tornarem concretos...  Mais que primavera, posso falar de uma corrida de verão (ainda é verão...): se não havia sol que clareasse o dia para deixá-lo ainda mais bonito, havia muito calor humano na expectativa dos encontros e reencontros explodindo nos abraços reais...



"VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ..."





11 comentários:

  1. lindo!! queria muito ter encontrado vc!! procurei muito! em todos os paineis!!!! mas pelo menos te vi chegar!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ayeska!!!! Eu tbm te procurei e ainda pedi ajuda para lhe encontrar... Mas adorei ouvir sua voz me chamando!!!! Volte sempre por aqui.... Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Lílian. Que bom ter você de volta. Já estava com saudades.
    Sua crônica é leitura indispensável.
    Sua produção literária tem sido profusamente lida e elogiada por seus amigos corredores embora estes nossos amigos não venham a deixar aqui registrado a visita ao seu blog
    Suas conquistas virtuais-reais também lhe fazem absoluta justiça.
    Você, uma emérita professora, mestra e amiga que prepara alunos para a vida ensinando muito mais do que estudar, refletir, aprimorar no dever, no amor, na moral e na cidadania, é sonhar e procurar pelas realizações.
    E a sua participação nestes eventos lhe trará, com certeza, muitos bons frutos.
    Que venha a sua maratona!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Lílian adorei te conhecer pessoalmente e correr ao seu lado parabéns, mas pera aeee vc me chamou de corredor de ELITE? rsss...que nada amiga eu sou corredor amador que nem vcs...hehehe...Foi um belo domingo em uma bela companhia de uma super guerreira e linda mineira que arrasou na pista do Aterro do Flamengo voando...Agora terá que voltar mais 3 vezes para completar a mandala hein...rsss...Bjs e sucessos querida.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lílian!!!
    Que bom que voltou, querida...E que belezura esta medalha! Parabéns pelo ótimo resultado e pelas "descobertas" dos amigos (antes só virtuais) que descreve com tanto carinho. Isso é tão bom, né? A energia está na tela! Lindas fotos! Belas palavras e maravilhosa corrida! Espero que a gente se conheça em breve, Paraty tá chegando...heee! Felicidades pra vc! Ótimos treinos!pra nós! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gedair Reis, e eu fico com saudades dos comentários dos amigos.... Sabe, uma coisa que aprendi na vida é a me dedicar a tudo o que vivo, seja à profissão, às amizades, aos amores... com a corrida não seria diferente. Tudo o que conquistamos na vida é fruto de dedicação. Obrigada pelo comentário deixado no blog!!! Volte sempre!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Jorge, meu querido, foi um dia lindo!!! Pra quem é pobre mortal como eu sou, estar ao lado de um ultramaratonista foi uma honra imensa. Não só irei 3 vezes pra completar a mandala como irei outras vezes: Ponte, Maratona, etc... e espero pela companhia dos amigos!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Raquel, pelo carinho!!!! É muito bom transformar as amizades virtuais em reais, muito mesmo!!!! E a próxima será você, em Paraty, hein!!!! Vai ser muito bom!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Quando vejo você indo além da corrida em si, é muito esclarecedor o porquê da sua empolgação, do seu ânimo... é realmente inspirador, Lílian... Pode não fazer sentido para muitos, mas em cada foto seu sorriso mostra o quanto tem sentido sim...
    Ahh... E vai ter aquele esqueminha esse ano de novo de juntar todas as medalhas?? rsrs
    Bjão Lili!

    ResponderExcluir
  11. Douglas, meu querido ex-pupilo ...rsrs... a corrida me traz muito mais do que saúde física. Traz saúde emocional. É muito bom conhecer tanta gente alegre. Faz de mim uma mulher mais feliz... Sim, as medalhas se juntam. Este ano o Circuito está fazendo uma homenagem ao Cubismo. As medalhas se encaixarão formando um cubo. Muito legal!!!! Gosto de você por aqui, volte sempre!!!!

    Bjs!

    ResponderExcluir