MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A ENDORFINA AJUDA QUEM “CEDO MADRUGA” - Crônica publicada no blog Vamos Correr, do meu amigo Julius Carvalho (24/09/2013)





E de um lado e de outro estão aqueles que ficam de fora observando o que nós, loucos que correm, fazemos: “Você é muito animada!”, “Queria ter sua disposição...”, “Você é um exemplo!” ou “Ah! Mas eu não tenho tempo!”, “Só de ver suas postagens/fotos fico cansado!” “Ah, mas eu trabalho o dia inteiro!”.

Sou animada? Somos animados, corredores? Bom, de fato, acordar cedinho todos os dias para treinar às 6h da “madrugada” tem sua gota de sacrifício. O corpo, ainda sonolento, pede para ficar na cama. Afinal, nós também trabalhamos o dia todo. Eu, por exemplo, dou aulas até as 22h20 todas as noites. Chego a minha casa tarde e, até dormir, quase que o amanhã já virou hoje (e muitas vezes vira)... Durmo pouco? Durmo! Mas é o horário que eu tenho para treinar e, além do mais, ver o amanhecer todos os dias é algo que me dá um prazer imenso! Não saio emburrada, reclamando, xingando o porteiro... Saio querendo pegar o sol se espreguiçando, saindo de dentro do mar... Posso até ir cansada, mas vou feliz... E não vou sozinha; há uma turma “animada” que também faz isso: o movimento de caminhantes, corredores e ciclistas começa cedinho pela orla. Mesmo antes de o dia clarear completamente...

Cada uma segue na sua atividade física... Mais ou menos uma hora depois de muito suor, esforço e às vezes até um pouquinho de dor, voltamos para “começar” o dia. E aí que está um dos bens que o exercício cedinho provoca: começamos o dia já endorfinados. Enquanto muitas pessoas ainda estão com as marcas do travesseiro impressas no rosto, nós já estamos a mil... A endorfina corre desenfreada por nosso organismo e, paradoxalmente, por mais que haja algum cansaço, sentimos um bem-estar inexplicável (não para a ciência, é claro!)... Talvez seja isso que os outros chamam de ser “animado”. A endorfina realmente nos anima...

Há também a galerinha que treina ao fim do dia – à tardinha ou à noite... Já fiz isso, quando o trabalho exigiu. Mas não nego que minha preferência é por treinar logo cedo... Ao fim do dia tem o agravante do cansaço do trabalho, mas não dá para negar que vamos dormir menos estressados, porque a danada da endorfina vem a qualquer hora, desde que seja “estimulada”... Treinamos até com o sol a pino se for necessário. E para alguns de fato é...

Esse é o barato da corrida, da atividade física em geral. Não importa a qual hora do  dia ela é praticada, o bem que ela promove para a mente é incalculável (porque o que ela faz para o corpo todos já sabem). Importa é que cada um descubra o “seu” horário preferido. Ou, se isto de escolher o horário for um luxo para poucos, que cada um tente se adaptar ao horário que tem disponível. Mesmo que seja preciso fazer um pequeno sacrifício para pular da cama cedo (ou ir para ela mais tarde), mesmo que não dê para ir feliz como eu vou (porque o sol aí da sua terrinha não sai de dentro do mar, ou porque à noite não tem sol nascendo), mesmo que vá emburrado e reclamando: pelo menos vá! Quem sabe (e nós corredores sabemos) – assim, por acaso, sem querer – você volte para casa assoviando uma boa música, sorrindo para quem passa e dando bom dia ou boa noite ao porteiro...




Nenhum comentário:

Postar um comentário