MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

COM SABOR DE ESTREIA - Crônica publicada no Blog VAMOS CORRENDO, do meu amigo Julius Carvalho (09/08/2013)



É com sabor de estreia que escrevo esta crônica, inaugurando um espaço onde poderemos falar de uma paixão comum a muitas pessoas: a corrida. Uma paixão que acende os corações, que desperta emoções variadas, que nos torna guerreiros, capazes de superação constante.
Pedir-me para falar de corrida é, instantaneamente, fazer brotar um sorriso em meu rosto, um brilho em meus olhos. E logo começo a me lembrar dos primeiros medos, das primeiras dores, dos primeiros quilômetros percorridos, das primeiras amizades corredoras... Do primeiro kit (sem saber o que fazer com aquele chip), da primeira linha de largada, do primeiro gel de carboidrato, da primeira linha de chegada, da primeira medalha no peito...
E me vêm à mente as segundas e terceiras e quartas e quintas emoções e experiências: que nunca se tornam repetitivas, pois ascorridas têm um sabor diferenciado. Umas com um toque adocicado de superação; outras com um sabor picante de desafio; algumas com uma pitada de ousadia. E muitas, muitas (muitas mesmo!), regadas a sorriso e endorfina (isso, sim, elas têm em comum). 
E por mais que comecemos a correr por motivos ímpares, quando nos encontramos, tornamo-nos "farinha do mesmo saco". E nos lambuzamos de cumplicidades, trocamos experiências, tiramos dúvidas uns com os outros, reconhecemo-nos no suor dos abraços apertados... A corrida é assim: ela nos faz parte de um grupo que entende a dor e a delícia de se entregar de corpo e alma aos treinos, à disciplina... De se doar por inteiro por alguns quilômetros e correr, correr, correr... E querer alcançar seus pódios, suas marcas e medalhas... Suas pequenas consagrações diárias... A corrida nos faz parte de um grupo que se emociona... Ali não estão apenas corpos que correm e se satisfazem com a endorfina na veia e com os músculos que latejam, acusando o esforço feito; não, não é apenas físico... Ali estão seres que se emocionam, que sentem além do físico, que vibram com o que há além da matéria das medalhas e dos troféus e dos degraus dos pódios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário