MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

sábado, 8 de setembro de 2012

CRÔNICA PUBLICADA NA REVISTA "BORATREINAR", EDIÇÃO DE SETEMBRO




A partir dali, foi só emoção... 40km: e chovia e ventava... 41km: e chovia e ventava... E havia um nó na garganta... 42km: e chovia e ventava... E, enfim, não contive mais minhas emoções: eu chorava... Os 195 metros restantes foram percorridos com o coração, com a emoção, com uma sensação que não dá para descrever... Somente quem sonhou, treinou, doou-se de verdade, sentiu medos e dores é capaz de entender essa sensação... E eu atravessei a linha de chegada... E havia água fria pelo chão e pelo corpo, e gotas de água quente escorrendo pelo rosto...




Etapas... A vida da gente é feita de etapas, e na corrida não é diferente. Estreamos em quilometragens pequenas, tomamos gosto por participar de provas, estabelecemos novos objetivos e...  “boratreinar” para buscar alcançá-los.  E cada etapa conquistada é uma vitória diferente, tem um sabor especial, um significado único.  A autoconfiança vai aumentando, a euforia vai tomando conta, as medalhas e as histórias vão se somando. E, para quem está começando, o percurso de 5km parece tão distante dos tão falados 42,195km de uma maratona... Mas nem por isso são menos difíceis...

No entanto, é só ir visualizando os degraus seguintes, cumprindo as etapas (cada corredor no seu tempo, de acordo com suas necessidades, respeitando o corpo), que a escalada rumo à maratona  se torna possível. Começamos por provas de 5/10km, passamos para uma meia maratona, às vezes intercalamos alguma prova de 10 milhas e, tradicionalmente, os 42km se tornam o próximo degrau a ser almejado por alguns... E é possível chegar a este topo, meus queridos leitores. Sim, é possível! E aos poucos a gente vai treinando, vencendo quilometragens nunca antes percorridas e vendo que o maratonista é um corredor como nós mesmos: ele percorre as ruas, os asfaltos, as estradas, as ladeiras, faz treinos de velocidade, transpira, sente dor, medo, insegurança, ansiedade... Os maratonistas são apenas um pouquinho mais “loucos”...

Ter completado minha primeira maratona, em julho, no Rio de Janeiro, foi uma realização a que não comparo nada do que já fiz até hoje. Ah! Todos nós, “loucos” que corremos, sabemos que precisamos de disciplina, determinação, disposição para queimar muito asfalto, se quisermos alcançar nossos pódios pessoais. E este “pódio” da maratona é simplesmente inesquecível. Enquanto eu percorria aqueles quilômetros que pareciam intermináveis, quando a dor muscular e o cansaço começavam a falar forte, eu me lembrava de toda a dedicação, de todo tempo empregado para me preparar para estar ali, encarando aquele percurso, tentando realizar meu grande sonho para 2012. Foram seis meses de vida  voltados para a Maratona do Rio, da inscrição aos últimos treinos. Foram muitos longões, muita abdicação para chegar até lá... Foram muitos medos, muita ansiedade... Muito controle psicológico também...

Mas valeu a pena cada gota de suor transpirado, cada centímetro percorrido durante os seis meses de preparo, cada contração muscular, cada cansaço físico após os intermináveis longões...  Vale a pena, meus amigos corredores! Vale a pena sonhar, traçar planos, se programar para alcançar o objetivo...   Vale a pena a autossuperação, a autodisciplina... Vale a pena atravessar as linhas de chegada, olhar para trás e dizer para si mesmo:  “Eu sou um vencedor!!! Eu sou um vencedor e faria tudo outra vez!!!”

Ora, não foi isso que vocês sentiram quando atravessaram suas primeiras linhas de chegada? Vocês se lembram dos seus primeiros 5/10km?  Lembram-se da primeira medalha no peito? Aquela sensação indescritível se repete a cada novo degrau alcançado... Os pódios interiores não medem a quilometragem, são resultado de superações que só nós mesmos sabemos que conseguimos alcançar... E esses pódios possuem um valor que nada nem ninguém pode calcular por nós...

É para experimentarmos sensações indescritíveis como essas que eu sempre “grito”: ‘Boratreinar, corredores? ‘Bora correr, amigos? ‘Bora viver, meus queridos leitores!

10 comentários:

  1. Muito lindo!! Me senti exatamente assim nas 10 milhas garoto!! Coração de corredor é valente e sensível ao mesmo tempo. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo: valente e sensível!!! Adorei a definição!!!! Bjs!

      Excluir
  2. Parabéns Lilian.
    Um banho de chuva, de emoção,
    alegria e muito mais!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. massa! mais uma vez parabéns ! e parabéns tb pelas palavras tão bem colocadas, que nos transportam p perto de vc nessa aventura louca dos 42k.... abração... até qq dia desses na nossa vidacorrida..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tiago!!! Ainda bem que essa nossa "vidacorrida" aproxima as pessoas e não o contrário!!! Bjs!

      Excluir