MINHAS PRÓXIMAS CORRIDAS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

30 DIAS... NEM MAIS... NEM MENOS...

Dizem que o tempo é relativo, pois bem, também acho que é. Só não sei como ele correrá nesses 30 dias que faltam para a Maratona do Rio... O que são 30 dias? Citando uma música do grupo Biquíni Cavadão: "Quanto tempo demora um mês?", tudo depende de quem espera e por que espera...  


     A exatos 30 dias, no mesmo horário em que começo esta crônica, estarei voando do Rio de Janeiro para Vitória, com uma sensação inédita: a de ter corrido uma maratona. O resultado é impossível prever.... Se estarei voltando sorrindo ou chorando, só mesmo esperando para ver... 
      Mas e até chegar lá? A contagem regressiva começou para valer quando anunciaram os 100 dias para a Maratona, e eles foram passando de modo tão rápido que, agora, resta apenas um mês para a largada... Eu olho para trás e penso se fiz tudo o que podia ter feito para encarar este novo desafio... Às vezes penso que sim; outras, acho que não... Algumas pedras no caminho atrapalharam um pouco, mas a determinação e a vontade de realizar o sonho não me deixaram desistir... Foram tombos emocionais e reais... Alguns que feriram a alma, outros que marcaram a carne... Foram mudanças espaciais e especiais, que me levaram para longe e me trouxeram ao encontro de mim mesma... Foram km e mais km de suor e poesia, de dor muscular e luta contra o psicológico, que muitas vezes dizia para eu parar... 
     Mas, agora, às vésperas desta largada, penso como passarão os dias que faltam: uma meia maratona no próximo domingo, um longão acima de 30km programado para o outro fim de semana e, depois, hora de dosar a quilometragem para não extrapolar, para não querer dos músculos o que eles precisam de reserva para o dia 08 de julho... É preciso paciência e disciplina... É preciso confiança e controle psicológico... Pode ser que este mês passe voando, devorando os dias que restam de treino; ou que ele tartarugueie, alongando a ansiedade que me consome...
       Estou pensando na emoção que será encontrar os amigos que sonham juntos com esta realização... No prazer que será estar ali entre inúmeros corredores, muitos anônimos para mim, mas todos com o mesmo objetivo, percorrendo os mesmos 42km... O pré-evento será uma alegria imensa.... Um almoço com amigos na véspera, a troca de ansiedades, o apoio daqueles que já sabem o que significa correr uma maratona... O evento em si será uma grande incógnita: quanto tempo passarei correndo? como o meu corpo reagirá? como estará meu psicológico? como segurar a emoção durante a corrida para que ela não me atrapalhe? 
     Ah, a emoção!!! O que fazer com ela???? Foram várias as vezes em que nos treinos, só de pensar que estarei correndo a maratona, eu me emocionei.... Sentia um nó na garganta, uma vontade de chorar, de extravasar a satisfação contida no peito... Uma emoção mista: de ver que eu venço um sedentarismo, que eu me torno uma pessoa mais saudável, mais feliz.... Emoção de me sentir uma vencedora todas as vezes em que levanto às 5h30 da manhã para treinar... Emoção a cada km a mais que eu vou acrescentando a meus treinos... Emoção de me sentir uma super mulher quando completei meus primeiros 32km... Sim, sou uma mulher de emoções, e muitas vezes me deixo dominar por elas... Se isso é  bom ou ruim? Só posso dizer que depende da situação... E que sei que a emoção vai minar de meus poros junto com o suor, pois é ela que me faz ver a poesia da vida, a poesia das corridas, a poesia das passadas compassadas dos corredores, a poesia manifestada nas feições às vezes contorcidas de quem atravessa a linha de chegada...     
     Será uma verdadeira maratona de emoções e, por mais que eu saiba da necessidade de controlá-las durante a corrida, não vou querer sufocá-las... Vou deixar que elas venham para que, independente do resultado, eu possa dizer tudo o que sentirei ao experimentar - e ver ser experimentada pelos amigos - esta tão desejada corrida... 




"Não vim até aqui / Pra desistir agora... Minhas raízes estão no ar / Minha casa é qualquer lugar / Se depender de mim / Eu vou até o fim / Voando sem instrumentos / Ao sabor do vento / Se depender de mim / Eu vou até o fim..."

10 comentários:

  1. Oi Lílian e demais amigos que estão indo para a primeira maratona.
    Muitos já me perguntaram como eu podia correr uma maratona e ainda me sentir feliz.
    Concentro-me em meu objetivo, dedico aos diversos tipos de treinos com disciplina e amor, tenho apoio dos amigos, da família e isto é algo que todos necessitam. Quando da minha primeira maratona passei por tudo isto e também pelo medo de não suportar, até que num longão de 36km com Wander Garbéro , Alexandre Gaia e mais tarde Gerson eles muito me ajudaram a trabalhar com a mente e a superar toda a expectativa para a maratona numa simples frase: Você treina para correr a 4’35,(era meu sonho) vá lá e corra a 4’45 e fique feliz. Nada de tentar correr a 4’30 se não... adeus maratona. Fui lá e corri a 4’40, voltei muito feliz e agradecido. Assim também façam vocês uma corrida dentro do treinado e boa maratona!
    E por favor depois confirmem: "MARATONA É MESMO UM OUTRO ESPORTE"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Gedair Reis, quem já passou por esta sensação que estou sentindo é capaz de me entender... A cabeça fica a mil...rsrs... Obrigada!!! Bjs!

      Excluir
  2. Nessa Maratona eu vou estar trabalhando... Mas só Deus sabe o tamanho da emoção que já sinto imaginando... vocês anônimos e vocês amigos queridos que sonham com cada km... Posso garantir uma coisa pra você... Para Katia e para o Sergio que vão realizar o sonho da sua primeira maratona... Não vou estar correndo com vocês, mas, meu coração vai estar!!! E na linha de chegada vou estar lá... fotografando e me emocionando com vocês... E vamos que vamos que falta 30 dias... 30 dias de treinos, descansos, expectativas e de medos que serão vencidos no dia 8 de julho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Donna Moça, eu tenho certeza de que você estará torcendo e se emocionando com a gente!!! Vamos que vamos que o tempo não para!!!! Bjs!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lilian vc vai tirar de letra eu estou vendo todo o seu esforço para conquistar esta maratona do Rio eu já vivo esta emoção a 8 anos e este ano será a minha 9a edição...Showwww o texto mais uma vez arrasando...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jorge!!! Estou fazendo a minha parte... Quanto ao que vai acontecer... só mesmo vivendo pra saber!!!! A gente se vê por lá!!! Obrigada pela visita!!! Bjs!

      Excluir
  5. Vai com fé, tranquilidade e paciência!!! Pois foco e Km acumulados vc já têm!!! Que Deus te dê sempre muita Sabedoria e Discernimento para que continue sempre assim TOPPPP e DIFERENCIADA!!! bjs no ♥!!! XND DNT!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Xande!!!!!!!!! Com os amigos apoiando fica muito mais fácil!!! Bjs! Volte sempre!!! E... ´bora correr!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Era uma vez um treino de 21 km, se não deu certo, tudo bem... Era só um treino...
    Parabéns Lilian e como você mesmo nos diz realmente aprendemos com nossos erros. Estes desafios nos levam a agir como adultos dentro das corridas. Dia 8 teremos quilômetros de prosa em prol de suor e poesia,
    tenha uma boa e feliz estreia em maratonas.Bjus

    ResponderExcluir